468×60

Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Sem categoria

Tudo Sobre a Prova do Enem 2018 – 20 Principais dúvidas

Confira aqui tudo sobre a prova do Enem 2018. Falaremos sobre as principais dúvidas dos candidatos. Selecionamos as 20 perguntas mais frequentes e respondemos pra você abaixo.

Tudo sobre a prova do Enem 2018

1) Em quais instituições posso entrar usando a nota do Enem?

É preciso entender que quase todas universidades federais, que apresentam ensino gratuito, aderiram ao Enem. Os alunos têm acesso a essas, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O famoso “vestibular” está desaparecendo. Também está sendo usado pelas universidades pagas, e mesmo assim muitas já estão recebendo alunos através de bolsas oriundas do Prouni (Programa Universidade para Todos) e através de financiamentos feitos pelo Fies (Financiamento Estudantil).

2) Qual a data da prova e por que será aplicada em 2 domingos?

A prova acontecerá em dois domingos consecutivos: 04/11/2018 e 11/11/2018. Normalmente ela acontece na última semana de outubro, mas em época de eleições é aplicada na primeira semana de novembro.

Anteriormente a prova acontecia em apenas um final de semana, sábado e domingo. A troca para dois domingos consecutivos, ocorreu devido a uma pesquisa feita pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) a seiscentas mil pessoas. Quase 42 % responderam ter preferência para  que a prova ficasse dessa forma.

Tudo Sobre a Prova do Enem 2018

3) Como saber qual é o meu local de prova?

Para saber o local da prova do Enem, o candidato deve clicar no link abaixo , munido com os dados: CPF e senha cadastrada:

Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante

Esse cartão conterá: o local da prova, número de inscrição e mais algumas informações importantes. Fique atento pois o MEC não enviará esses dados para a sua casa, através do correio, como fazia antigamente.

matemática para Enem

Matemática para Enem + (Química, Física, Biologia, Português, Redação, Filosofia, Sociologia e muito mais!

4) Posso Alterar o Local da prova?

Não será possível fazer essa alteração após a inscrição estar concluída.

Veja aqui como resolver a prova do Enem + PRÉPROVA Link

5)  O que cairá em cada um dos dias de provas?

No dia 04, primeiro domingo de prova, teremos a prova de linguagens, ciências humanas e redação. São quatro horas e trinta minutos  para as provas objetivas, mais uma hora para a Redação, totalizando cinco horas e trinta minutos.

No segundo domingo dia 11/11, teremos as provas objetivas de Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 5 horas. Neste ano os candidatos, que participarão do Enem, terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia!

Tudo sobre a prova do Enem 2018

6) Qual o número de questões em cada prova, e qual o número mínimo de linhas da Redação?

Todas as provas conterão 45 questões de múltipla escolha, de 5 alternativas! São 90 questões no primeiro dia, mais a Redação e 90 questões no segundo dia. Teremos então um total de 180 questões mais a Redação.

A Redação deverá conter um mínimo de 7 e um máximo de trinta linhas!

7) Como devo fazer a redação do Enem?

Na Cartilha do candidato a uma vaga no Enem, está definido que a Redação deverá ser um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. Será exigido 5 competências que terão valor mínimo zero e valor máximo duzentos, totalizando 1000 pontos.

Competência 1 da Redação: Será cobrado o conhecimento sobre todas as regras gramaticais, levando em consideração critérios relacionados à ortografiaregência, concordância e semântica.

Competência 2 da Redação: Aqui o candidato precisa entender o tema a ser desenvolvido, organizar as ideias e aplicá-las no texto.

Competência 3 da Redação: Na terceira competência é cobrado se a argumentação do candidato é feita com base em fatos concretos para defender seu ponto de vista.

Competência 4 da Redação: Como na redação do Enem é exigido um texto dissertativo-argumentativo, as ideias precisam ser bem embasadas, estar bem articuladas e organizadas por meios de parágrafos bem estruturados.

Competência 5 da Redação:  Ao concluir o texto, deve-se apresentar uma solução para o que foi discutido ao longo da redação.

Tudo sobre a prova do Enem 2018

8) Quais os temas de Redação mais prováveis?

Fique certo de que o tema escolhido terá sempre uma preocupação com a sociedade, ou questões relacionadas com as ciências, cultura ou política. Se você tem o hábito de ler jornal fique tranquilo, pois os assuntos são sempre tranquilos de desenvolver.

Separamos alguns temas de Redação para sua avaliação:

1) O AUMENTO DE DOENÇAS SEXUAIS TRANSMISSÍVEIS ENTRE OS JOVENS BRASILEIROS.

2) A POPULAÇÃO QUE ATUALMENTE MORAM NAS RUAS

3) FAKE NEWS E SEUS NAS REDES SOCIAIS

4) DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NO BRASIL

5) OS PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO

6) COMBATE A OBESIDADE

7) DEMARCAÇÃO DE TERRAS  INDÍGENAS

8) INCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL

9) BULLYING E CYBERBULLYNG NAS ESCOLAS

Tudo Sobre a Prova do Enem 2018

9) Que horas ocorrerão as provas?

As provas deverão iniciar no horário das 13:30 h (de Brasília). Tome muito cuidado pois teremos a troca para o horário de verão, exatamente no primeiro dia dessa prova!

10) Podemos sair da sala após concluir a prova? 

Somente poderão sair da sala após duas horas de prova, ou seja, se a prova começar 13:30 h você só poderá entregar a prova e sair após às 15:30 h.

Se você concluir a sua prova sendo um dos últimos 3 candidatos a entregar, também ficará impossibilitado de sair até que o último faça o mesmo.

Concorrentes só podem sair da sala para ir ao banheiro a partir das 13h, após o fechamento dos portõesFoto: Getty Images / BBC News Brasil

Tudo Sobre a Prova do Enem 2018

11) Se precisar ir ao banheiro durante a prova, como faço?

Será necessário que os portões da instituição estejam fechados e isso ocorrerá às 13:00 h. Depois disso você poderá sair da sala para ir ao banheiro, porém acompanhado de um fiscal de prova.

12) Qual o material que será preciso para fazer a prova?

Será aceito apenas caneta caneta esferográfica preta transparente e um documento de identificação com foto. Não poderá ser xerox, e esse deverá ser documento original.

Também será permitido ao candidato levar mais de uma caneta preta transparente, além de água e lanches pequenos.

13) O que é proibido levar?

Não será permitido dispositivos eletrônicos como: calculadora, relógio, alarmes, borrachas, lápis, lapiseira, livros, manuais, caneta não transparente e fones de ouvido.

Os candidatos não poderão entrar com óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou qualquer acessório que tape os cabelos ou as orelhas.

14) Celular Pode?

Sim mas com restrições. O mesmo deverá ser desligado, lacrado por um envelope, e colocado em um porta-objetos. O candidato só terá acesso ao mesmo, após entregar a prova e sair do local. Esse procedimento servirá para qualquer equipamento eletrônico.

Tudo Sobre a Prova do Enem 2018

15) Deficientes  e lactantes terão direito a atendimento especial?

Sim, porém essa pessoa precisará ter solicitado esse pedido no momento da inscrição, caso contrário não terão direito!

16) Ainda tenho o direito de concluir o ensino médio com o Enem?

Esse direito foi cancelado e o Enem não terá mais essa funcionalidade. A certificação retornou a ser feita pela prova do  Encceja.

Nem todas as pessoas tiveram a oportunidade de estudar durante sua infância e adolescência. Para essas pessoas foi  criado o Encceja 2019. Muitos desconhecem, pois não é tão popular quanto outros programas educacionais, como Sisu, Prouni e Fies, mas o Encceja 2019 possui o objetivo de avaliar as competências de candidatos que desejam obter a certificação do ensino médio.

Fazer a inscrição encceja 2019 é muito simples e fácil, basta apenas que tenha um computador com acesso à internet e seguir as instruções abaixo:

17) Posso estudar fora do País usando a nota do Enem?

Hoje temos trinta e cinco universidades em Portugal que oferecem essa parceria. Mas há também possibilidade de se estudar na  Irlanda,  França,Reino Unido e Canadá.

18) Qual a data em que sairão os gabaritos e a lista de aprovados?

Os gabaritos oficiais sairão 3 dias após a prova, no dia 14/11.  Porém a lista de aprovados sairá apenas em janeiro do próximo ano (2019).

O Enem cobra o conhecimento adquirido durante os três anos do ensino médio
Foto: Getty Images / BBC News Brasil
Tudo Sobre a Prova do Enem 2018

19) Quanto mais acertos eu tiver, maior será a minha nota?

Não, as questões terão pesos diferentes. As questões mais fáceis terão maior valor. É por isso que você não pode acertar as difíceis e errar as fáceis. Nesse caso o sistema de resposta ao item (TRI) entenderá que você “chutou” e descontará pontos da sua prova. Fique atento e não erre as questões mais simples.

Há casos de alunos que acertam 5-6 questões a mais e ficam com nota inferior ao que acertou menos.

20) A prova é difícil?

Se você não tiver uma estratégia para fazer a prova ela será mais difícil que uma prova conteudista de um vestibular tradicional.

Na realidade as questões são bem mais simples, por ela não ser uma prova que cobra muitos conteúdos e decorebas, mas ela é cansativa, por conter longos textos.

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.