Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Tipos de movimentos sociais e o que são – Resumo para o Enem

Tipos de movimentos sociais

Saiba os tipos de movimentos sociais e o que são neste breve resumo para o Enem.

tipos de movimentos sociais

tipos de movimentos sociais

Movimentos sociais estão sendo um dos temas mais populares em todo o mundo. É difícil não ouvir falar nas rádios, TVs e pela internet sobre sua influência.

A cada ano é possível notar que surgem novos movimentos sociais querendo ganhar força e se estabilizar.

E você, como um bom estudante para as provas do Enem, deve ficar ligado nesses temas que tem causado polêmica e grande audiência.

Aqui iremos definir quais os tipos de movimentos sociais bem como o seu conceito. Desse modo, você pode ter uma visão ampla. No entanto, esse resumo não deve substituir os seus estudos em casa ou no cursinho.

Para aprofundar os seus estudos, clique aqui e leia a lista de movimentos sociais no mundo.

Visite as nossas categorias abaixo e aprenda outros assuntos para se dar bem no Enem

O que são movimentos sociais?

Na sociedade, um grande número de mudanças foi provocado pelos esforços exercidos individualmente e coletivamente pelas pessoas. Tais esforços foram chamados de movimentos sociais.

Um movimento social pode, portanto, ser definido como:

  • “uma ação coletiva com alguma continuidade para promover ou resistir a uma mudança na sociedade ou grupo de que é parte”.

De acordo com Anderson e Parker, o movimento social é:

  • “uma forma de comportamento pluralista dinâmico que se desenvolve progressivamente a uma estrutura ao longo do tempo e visa a modificação parcial ou completa da ordem social”.

Lundberg e outros definem o movimento social como:

  • “uma associação voluntária de pessoas envolvidas em esforços concertados para mudar as atitudes, o comportamento e as relações sociais em uma sociedade maior”.

Assim, o movimento social é o esforço de uma associação para provocar uma mudança na sociedade. Ele também pode ser direcionado para resistir a uma mudança.

Alguns movimentos são direcionados para modificar certos aspectos da ordem social existente, enquanto outros podem tentar mudar isso completamente.

Os primeiros são chamados de movimentos de reforma e os últimos são conhecidos como movimentos revolucionários.

Há vários tipos de movimentos sociais, tais como movimentos religiosos, de reforma ou revolucionários.

Tipos de movimentos sociais

Não é fácil dar uma classificação dos movimentos sociais, porque às vezes um movimento é de natureza mista ou é um tipo diferente em distintos estágios de sua carreira.

No entanto, os tipos de movimentos sociais podem ser divididos em:

1 – Movimentos migratórios

Os movimentos migratórios ocorrem quando um grande número de pessoas sai de um país e se instala em algum outro lugar. O motivo da migração em massa pode ser descontente com as circunstâncias atuais ou com o acerto de um futuro brilhante.

A simples migração de pessoas não significa movimento migratório.

Existe um movimento social migratório apenas quando há um foco comum de descontentamento. Também há um propósito compartilhado ou esperança para o futuro e uma decisão amplamente compartilhada de se mudar para um novo local.

O movimento sionista, o movimento dos judeus para Israel foi um movimento social migratório. Da mesma forma, o movimento de pessoas da Alemanha Oriental para a Alemanha Ocidental pode ser chamado de movimento social migratório.

2 – Movimentos expressivos

Quando as pessoas se deparam com um sistema social a partir do qual não podem fugir e que se sentem impotentes para mudar, o resultado é um movimento social expressivo.

Em um movimento social expressivo, o indivíduo se aproxima de uma realidade externa desagradável, modificando suas reações a essa realidade.

Ele de alguma forma torna a vida suportável. Ele tenta ignorar o presente miserável e fixa seu olhar sobre um futuro glorioso. O movimento Hippie é um movimento social expressivo.

3 – Movimento utópico

Um movimento utópico é aquele que busca criar um sistema social ideal ou uma sociedade perfeita que só pode ser encontrada na imaginação do homem e não na realidade. Houve um número de socialistas utópicos no século dezenove, como Robert Owen e Charles Fourier.

Tais movimentos são baseados em uma concepção do homem como basicamente boa, cooperativa e altruísta. O movimento Sarvodaya pode ser chamado de movimento utópico.

4 – Movimentos de reforma

O movimento de reforma é uma tentativa de modificar algumas partes da sociedade sem transformá-la completamente. Eles podem operar somente em uma sociedade democrática onde as pessoas têm liberdade para criticar as instituições existentes e podem assegurar mudanças.

Os movimentos para abolir a intocabilidade, o sistema de dote, preservar a vida selvagem, controlar o crescimento populacional são movimentos de reforma. O movimento de revolução total liderado por JP Narayan foi um movimento de reforma.

5 – Movimentos revolucionários

O movimento revolucionário busca derrubar o sistema social existente e substituí-lo por um muito diferente. Ele quer corrigir algumas imperfeições no sistema social existente, mas também quer destruir o próprio sistema.

O florescimento do movimento revolucionário onde a reforma está bloqueada para que a revolução permaneça a única alternativa do povo à sua atual miséria. Os movimentos comunistas na Rússia soviética e na China foram movimentos revolucionários.

6 – Movimentos de resistência

O movimento de resistência é um esforço para bloquear uma mudança proposta ou para desarraigar uma já alcançada. Ele surge porque as pessoas estão insatisfeitas com a lenta taxa de mudança social. Agora,  já o movimento de resistência surge porque as pessoas consideram a mudança social muito rápida. O movimento DMK contra Hindi pode ser denominado movimento de resistência.

O que achou? Comente e compartilhe.

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.