Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Técnicas e dicas de estudo

Melhores Técnicas e Dicas Para Passar no Enem

Técnicas e dicas para passar no Enem

(Técnicas e dicas para passar no Enem

Alcance o seu objetivo de passar no Enem aplicando estas técnicas e dicas dos especialistas e de quem já conquistou o topo! Confira!

Se você quer uma chance de ingressar em uma das universidades públicas do país ou obter uma bolsa de estudos,  precisa então, encontrar maneiras eficazes para isso e usar as melhores técnicas e dicas para passar no Enem. Isso deve ser uma de suas maiores metas na vida.

Assim, aqui queremos ajudá-lo nessa disputa acirrada visto ser uma das provas mais concorridas, além de se realizar apenas uma vez por ano. Você deve ser preparar estudando corretamente, concentrando-se na leitura e absorvendo tudo o que puder em sua mente.

Mas, para isso, exigem habilidades, técnicas que podem ser perfeitamente aprendidas. A maioria dos estudantes estuda, estuda e reclama ao descobrir que sua nota no Enem não foi suficiente para se destacar em meio a multidões.

Isso pode acontecer porque você precisa fazer mais que uma boa prova, é importante entender as exigências do MEC para tal feito. Muito mais que estudar à sua maneira, a banca que avalia as provas do Enem, possuem critérios os quais elas são elaboradas especificamente.

Por isso, veja abaixo técnicas e dicas aplicáveis em como passar no Enem assertivamente alcançando uma excelente pontuação que garantirá classificação entre os primeiros.

Melhores Técnicas e dicas para passar no Enem

Ao utilizar as melhores técnicas e dicas para passar no Enem, você descobrirá que é uma questão de saber usar suas capacidades cognitivas e entender como é ser aprovado no Enem levando em conta critérios da banca julgadora.

Aqui também poderá aprender técnicas e dicas que os estudantes usaram para alcançarem a melhor nota do Enem obtendo, assim, ingresso ao curso desejado. Confira!

1 – Estude quando a sua mente estiver mais ativa (Técnicas e dicas para passar no Enem)

O estudo adequado enquanto a sua mente está ativa é uma das técnicas e dicas que mais faz sucesso. A verdade é que quando ela está disposta, que ocorre após ter uma boa noite de sono, a captação do conteúdo é mais efetiva, pois está apta para receber novas informações.

Por isso, evite estudar com sono, com a cabeça muito cheia de conteúdo ou à noite quando está prestes a dormir. Quando estiver assim, descanse, relaxe e volte a estudar.

2 – Conteúdo extenso você deve dividir em pequenas partes (Técnicas e dicas para passar no Enem)

Já afirmava Henry Ford “Nada é difícil se for dividido em pequenas partes”. E, dessa forma, você pode evoluir em seus estudos dividindo aquele conteúdo extenso, de difícil compreensão e extremamente complexo em partes pequenas para um melhor entendimento.

3 – Elabore uma estratégia que dê bons resultados (Técnicas e dicas para passar no Enem)

Mesmo que você tenha várias dicas de seus amigos e até de quem já passou no Enem, o ideal é criar sua própria estratégia que se adapta ao seu ritmo, forma de estudar.

E, caso não funcione por não estar tendo bons resultados, tenha a disposição em mudar criando um novo estilo, apesar de não gostar.

Então, não é só escolher o horário ou lugar para isso, você tem que ter uma estratégia para ser aplicada como, por exemplo, fazer um cronograma, rotina de estudos, assuntos que mais precisará se esforçar e os que têm dificuldade, entre outras.

4 – Estude mesmo sem vontade (Técnicas e dicas para passar no Enem)

Acontece de alguns dias você ter a tentação de não estudar por se sentir desanimado, sem ânimo nenhum. Nesse momento, será preciso exercer a disciplina. Não permita que isso o domine, pelo contrário, quando se encontrar desse jeito, se force a estudar.

Para isso, escolha assuntos leves, que não demandam tanta atenção e concentração. Trabalhe para tirar isso a fim de não criar mau hábito.

5 – Faça a prova objetiva por eliminação (Técnicas e dicas para passar no Enem)

Uma técnica que garante muito sucesso é começar a marcar alternativas eliminando as menos prováveis, ou seja, as respostas absurdas, extremistas acerca do conteúdo.

As palavras como “nunca”, “jamais”, “sempre” “todo” são um meio de confundir o estudante, por isso, concentre-se nas que são menos impositivas, absolutas como “geralmente”, “alguns”, “nem sempre” etc.

6 – A redação no Enem é sempre a sua prioridade  (Técnicas e dicas para passar no Enem)

Certamente, você já deve saber quão importante é obter nota 1000 na redação, não é? Então, ela deverá ser sua prioridade porque tem peso maior para passar no Enem.

Assim, esse estágio de “expert” exigirá de você o treino a cada 2 dias, ter uma noção dos acontecimentos polêmicos e atuais, pedir para as pessoas lerem sua redação.

Além de muita leitura e uso da intertextualidade, guardar citações de célebres (bom para construir seu argumento), dentre outros. É essencial que o avaliador saiba que você tem conhecimento, rico vocabulário e segurança ao que escreve.

7 – Entenda a metodologia TRI – Teoria de Resposta ao Item  (Técnicas e dicas para passar no Enem)

A metodologia TRI utilizada no Enem visa comparar as respostas coerentes em meio ao conjunto de questões das provas. Assim, nem sempre o número de acertos que você faz significa que terá uma boa pontuação ao final. Lembre-se que as suas respostas estão sendo comparadas com outros candidatos.

Se você acerta uma questão difícil, e erra a fácil, saiba que sua pontuação não será maior por isso. Ao comparar com outro e constatar que o outro acertou tanto uma como a outra, provavelmente, largará à sua frente.

Para os avaliadores, se você é capaz de acertar uma questão difícil, certamente, acertará a fácil. A TRI considera o grau de conhecimento de cada um. Tem que haver um equilíbrio nos acertos das respostas e, claro, quanto mais acertos, maior será sua pontuação.

8 – Elabore um mapa mental (Técnicas e dicas para passar no Enem)

Elaborar um mapa mental é construir o conteúdo em sua mente de modo que ele possa se ramificar atrelando aos pontos cruciais, fundamentais fazendo um todo.

Para isso, não adianta nunca decorar o conteúdo, faça um mapa em seu cérebro, pois assim ele ficará disponível na hora que você precisar dele.

9 – Comece pelas mais fáceis (Técnicas e dicas para passar no Enem)

Na hora da prova do Enem, faça uma vistoria geral pelos conteúdos. Após isso, comece pelas questões mais fáceis, pelas que você já tem conhecimento. Além de você ser rápido, ágil, as outras permitirão maior atenção, o que evitará errar. A pressa sempre te fará cometer erros, por isso, evite-a!

10 – A resposta certa é aquela que soa pela “moral e os bons costumes”  (Técnicas e dicas para passar no Enem)

Independentemente da disciplina da prova do Enem, as respostas certas sempre levará moralidade, o bom costume, a ética e correta conduta de alguém ou algo. Observe as provas anteriores e confira esse fato. Por isso, atente-se para esse grande detalhe que pode fazer total diferença em sua pontuação!

Agora, queremos mostrar as técnicas de dicas para você passar no Enem de acordo com a experiência positiva dos estudantes que obtiveram êxito e sucesso alcançando o ingresso à universidade por esse mecanismo. Também, os especialistas dão sua ajuda para você! Confira a seguir!

Passar no Enem de acordo com estudantes aprovados – Práticas para você!

Leia abaixo a experiência de quem já conquistou o topo da aprovação do Enem tornando-se especialista nesse assunto. Aprenda e aplique estas técnicas e dicas que te ajudarão a alcançar sua meta para passar no Enem de primeira!

1 – Inácio de Sá, 17 anos, piauiense, aprovado 15x em medicina

O jovem obteve a nota no Enem de 785,16, o que o fez passar. Os principais aspectos que o levou a obter sucesso:

  • Muita leitura e persistência.
  • Prestar bastante atenção nas aulas e revisar os materiais em casa.
  • Dedicar-se nas matérias de maior dificuldade.
  • Relacionar o conhecimento teórico com o prático estando por dentro de fatos atuais como ler jornais, revistas, assistir TV etc.

2 – Amanda Ananias, 19 anos, aprovada em 4 universidades

A dica que ela fornece é dormir bastante, relaxar, principalmente, no dia que antecede a prova do Enem. Para conquistar a aprovação, ela estudava 14 horas por dia, mas sempre procurava ter uma boa noite de sono. A mente precisa estar ativa para absorver melhor os conteúdos e dormir ajuda 100%.

3 – José Victor, 14 anos, sergipano, aprovado 2x em medicina

Apesar de bastante novo, o estudante pelo segundo ano consecutivo foi aprovado no Enem no curso de medicina. O menino até escreveu um livro com o tema “Como vencer aos 14” e também dá palestras motivando os candidatos tanto na área da autoconfiança como metodologia de estudo.

Em 2015, obteve 767,74 de nota do Enem e na redação teve 940 pontos. E o que será que ele fez? Veja abaixo:

  • Resolver questões nas férias.
  • Usar a internet, app, redes sociais como aliados aos estudos, principalmente, resolvendo casualmente os exercícios.
  • Ter autonomia nos estudos em casa.
  • Organizar o tempo.
  • Fazia o contrário ao que a maioria faz: começou estudando as questões por primeiro e, depois, olhava os assuntos gerais. Assim, dava para observar que muitos assuntos eram desnecessários ou que acumulava muito assunto e na hora das questões não conseguia executar com sucesso.
  • Buscar solução na própria questão abordada.
  • Muito treino e perseverança.

4 – Vitor Melo Rebelo, 18 anos, um dos 13 jovens com maior nota de matemática

O jovem estudava cerca de 8h por dia, mas não deixava de lado os momentos de lazer. Sempre gostou da disciplina de matemática, o que facilitou a obtenção entre as maiores notas do Enem já que os candidatos possuem muita dificuldade nessa área.

A verdade é que ele conta que essa foi a sua maior vitória, ou seja, o déficit de muitos candidatos. Ele gabaritou as 45 questões de matemática atingindo a nota de 1.008,3. Uuuuaauu, que pontuação, não? Ele ultrapassou a nota 1.000! Na escola, sempre foi muito dedicado nos estudo e diz que o segredo é esse: dedicação e persistência.

Aumente a performance nos estudos com estas dicas:

De modo geral, há três características para adquirir um estudo eficaz, consistente, as quais são: concentração, leitura e aumento na retenção de informações. São elas que farão você obter sucesso e êxito na hora da prova do Enem. Confira detalhes a respeito de cada um e aplique em seus estudos diários.

1 – Concentração

  • Cuide em deixar seu estado mental relaxado para absorver novas informações.
  • Tire ou bloqueie qualquer tipo de distração.
  • O ambiente tem que ser adequado, por isso, escolha com prudência.
  • Tenha e mantenha a sua postura sempre correta, bem confortável.
  • Faça pequenas pausas.
  • Estabeleça o seu ápice em estudar: manhã, tarde ou noite.

2 – Leitura

  • Aplique e pratique as técnicas de leitura dinâmica.
  • Tenha foco exclusivo no texto deixando sua mente alerta para aquele momento.
  • Sublinhe e destaque pontos importantes na leitura. Você pode marcar trechos diferenciando cores é uma boa dica.

3 – Aumento na retenção de informações

  • Faça uma leitura dupla: primeiro aquela leitura rápida e depois mais apurada.
  • Fixe o conteúdo elaborando um resumo.
  • Associe situações com o que foi estudado. A associação do exemplo com a prática é a maneira mais eficaz de nunca esquecer qualquer conteúdo. Faça associações, ligações mentais com o que estudou!
  • Ouça, anote e revise. Se você puder gravar o conteúdo para ouvir, depois, anotar e, finalmente, revisar esse conteúdo, te ajudará a reter mais informações e lembrar de tudo que for necessário na hora da prova do Enem.

Conclusão das melhores técnicas e dicas para passar no Enem!

Você notou que, de modo geral, para passar no Enem é preciso dedicação, persistência, aplicar estratégias e se concentrar em sua maior dificuldade, além de muito treino.

Assim, esperamos que você possa aplicar em sua rotina de estudos essas dicas e técnicas diariamente para que alcance seu objetivo.

Para o dia da prova, é imprescindível estar relaxado, bem alimentado e com boa noite de sono. Para isso, evite no dia anterior estudar altas horas, acumular muito conteúdo, deixar que a ansiedade tome as rédeas, pelo contrário, faça uma atividade de lazer, entretenimento.

Concentre-se no momento da prova e esqueça todo o resto. Faça a prova com calma, sem pressa. Aplique o que aprendeu! Trabalhe o domínio de suas emoções e fique confiante!

Caso você encontre dificuldade na disciplina de matemática, o que é um déficit da maioria dos candidatos, então, obtenha o curso Gênio da Matemática com aplicações práticas a fim de que realmente obtenha aprendizado contínuo. Conheça e se inscreva! Acesse-o aqui.

Para ficar por dentro de mais novidades aqui no blog, acesse a nossa página do Facebook Gênio da Matemática  e curta os posts.

Se quiser fazer alguma pergunta ou dizer algo a respeito do que leu, então, deixe seu comentário abaixo. Queremos que compartilhe também a sua experiência em como passar no Enem atingindo a nota máxima! Deixe sua dica!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.