Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Sociologia para o Enem – Principais Teóricos!

sociologia para o enem

Descubra quem são os principais teóricos na disciplina de Sociologia para o Enem e respectivas biografias!

As questões das provas do Enem para a disciplina de Sociologia cresceram nos últimos anos em relação não a quantidade, mas a relevância em se discutir assuntos sociais no país.

Certamente, eles afetaram e afetam a relação comum entre as pessoas sendo o seu estudo de grande importância para o estudante compreender e aplicar em seu cotidiano.

Por isso, queremos aqui no Blog do Gênio do Enem abordar os principais teóricos fornecendo uma análise crítica e suas biografias para que você entenda o que cada um defendia, dentro do seu ponto de vista. Também, logo no início, daremos uma pequena introdução a sociologia para o Enem a fim de que possa estudar com clareza.

A Sociologia é um campo de estudo que sempre está evoluindo com suas ideias e pensamentos. Sua principal fonte de estudo é a sociedade humana, o meio social em que as pessoas vivem e convivem em comunidades.

Há muitas teorias acerca do que isso representa, demonstrada por concepções sociológicas descritas por muitos sociólogos ao longo do tempo e gerações.

É interessante verificar as várias correntes de pensamentos em que os sociólogos defendiam acerca do meio social e das pessoas, os seus ideais e seus desejos por uma sociedade mais igualitária e humanística.

Introdução à Sociologia

O que é Sociologia?

É o estudo da Ciência Social também conhecida como sociedade humana. Ela é o estudo da estrutura, das suas principais forças e as condições que transformam a vida social. Desde muito tempo, ela existe e suas concepções sociológicas foram formadas. Bem como as diferentes teorias que transformam o pensamento e o cotidiano das pessoas.

Sua estrutura se caracteriza pelos grupos sociais e comunidades, seus comportamentos, descrições, interações entre si em diferentes comunidades. A estrutura social é a base para chegar às demais informações como um todo.

De que maneira a sociedade se forma em um período de tempo para outro, já que as modificações ocorrem em determinada época. Esse assunto, sem dúvida, será cotado nas questões de sociologia para o Enem. Por isso, fique atento!

As principais forças que norteiam o meio social são bem notáveis como a política, religião, empresas, ONG’S, movimentos ecologistas, dentre outros. Eles são os que podemos considerar como uma ideologia, uma inserção de valores para a sociedade influenciando em maior ou menor número de pessoas.

As condições de transformação da sociologia sempre estão acontecendo por conta de serem mutáveis. Não existe sociedade sem mudança, tudo está evoluindo de maneira rápida e construtiva. As condições em que elas estão sendo transformadas podem se caracterizar por condições econômicas, religiosas, políticas, hierárquicas, geográfica, e outros.

A Sociologia possui concepções das mais variadas, inseridas nas visões de alguns teóricos como Max Weber, Karl Marx, Emile Durkheim, entre outros. São diferentes em cada autor como exemplo, pode-se destacar as concepções de Karl Marx que são inovadoras, pois, ele traz o anseio de uma transformação da sociedade. Já Emile Durkheim se baseia na compreensão da sociedade capitalista.

Como visto, a sociologia tem um papel de suma importância para o entendimento de um grupo social e sua comunidade. Ela gera uma reflexão e ao mesmo tempo uma ação para a melhoria de vida de cada indivíduo dentro da sociedade.

Biografia de Augusto Comte

Nasceu em Montpellier, França, no dia 19 de janeiro de 1798, filho de um fiscal de impostos. Foi filósofo e sociólogo francês, fundador do positivismo. Uma corrente que prega o método científico como base para o conhecimento.

Sua família sempre o cobrava, querendo sua atenção e ao completar 16 anos, ingressou na Escola Politécnica de Paris, o que foi de extrema importância para tornar seus pensamentos significativos. Tornou-se secretário de Saint-Simon(1760-1825) onde recebeu muita influência e acelerou seu processo de desenvolvimento.

Em 1824, casou-se com Caroline Massin, onde cortou também os laços com Saint-Simon e após isso, foi dar aula particular de matemática.

Sua principal obra, o Curso de Filosofia Positiva, em seis volumes, publicados a partir de 1830. Separou-se de Caroline e após dois anos publicou o livro Discurso sobre Espírito Positivo. Em 1844, Comte tem uma reviravolta com o amor não correspondido de Clotilde de Vaux, onde prega agora sobre a ideia de que é o grande sacerdote da Religião da Humanidade. Morre em 1857, com uma crítica científica da teologia para finalizar sua vida como um profeta.

Análise crítica da sua teoria

A teoria de Augusto Comte se baseia em fatores físicos sociais e positivas. Ele seguia a linha do positivismo, que se algo existe, dessa forma, deve-se aceitá-la, sem nenhuma possibilidade de mudança.

Sempre observando, experimentando e usando a reflexão em vários sentidos. Defende a questão científica, nenhuma ideia ou pensamento pode ser vaga ou sem fundamento, por isso, pode ser que conste em algumas das provas da sociologia para o Enem alguns de seus ideais. .

Biografia de Herbert Spencer

Nasceu em 1820 e faleceu em 1903. Sua cidade natural é Derby e morre em Brighton, ambos ficam localizados na Inglaterra. Sociólogo e filósofo inglês, foi um dos pioneiros a defender a teoria da evolução. Possui a obra mais conceituada, publicada em 1896, a The Synthetic Philosophy.

Sua ideologia ficou marcada no século XIX por ter a ideia de que a humanidade possui um desenvolvimento progressivo e a evolução deste culturalmente e socialmente. Não frequentava escolas, sua educação veio dos pais, se intitulava como autodidata.

Era um filósofo honesto, cauteloso em expor suas ideias, sabia que nem tudo se esclarece e que o homem passa de um estado para outro, sempre evoluindo. Com seus pensamentos é que iniciou a tese da Darwin logo depois. Vale a pena você estudar mais sobre ele na sociologia para o Enem, pois pode constar em uma das questões.

Análise crítica da sua teoria

Já as teorias de Herbert Spencer, tem como ideologia a luta pela vida. Considera que só sobrevivemos se formos os mais aptos, se nos esforçarmos, sermos competitivos. Busca no evolucionismo sendo sua principal fonte de conhecimento, sendo algo relevante para estudar em sociologia para o Enem.

Biografia de Emile Durkheim

Descendente de família judia, Emile Durkheim, se tornou um dos pais da sociologia moderna. Nasceu na cidade de Epinal(região que fica em Lorena, França) no dia 15 de abril de 1858. Morreu em Paris, capital da França em 15 de novembro de 1917. Filho de pai rabino, cresceu em uma família muito religiosa.

Mas, optou por uma vida secular, foi opositor da religião quando jovem. Sempre defendendo o método científico como única fonte de desenvolvimento do conhecimento humano. Formou-se em filosofia em 1882. Ao ingressar como professor na Universidade de Burdeos com aulas de Pedagogia, logo iniciou seus estudos de sociologia.

Uma de suas teorias sociológicas defendidas era que a sociedade era algo de fora e ao mesmo tempo de dentro do homem. Também que a educação das pessoas ocorriam pela influência dos valores que há na sociedade. Ele foi um dos responsáveis por tornar a Sociologia uma disciplina acadêmica, sendo aceita como Ciência Social.

Análise crítica de sua teoria

Este é considerado o Pai da Sociologia da Educação, um dos mais renomados sociólogos atual. Também foi fundador da Sociologia Moderna. A educação do homem era de suma necessidade para compreender como ocorre o seu meio social, tudo viria a partir de seus conhecimentos, suas ideias, seus estudos, com a finalidade de formar-se como cidadão.

Biografia de Karl Marx

Karl Heinrich Marx nasceu em 05 de maio de 1818, foi um idealizador de uma sociedade igualitária, com renda justa e equilibrada para todos. Economista, cientista social, revolucionário socialista, cursou Filosofia, Direito e História na Universidade de Bonn e Berlim.

Ele é um filósofo alemão dos mais famosos, que foi expulso dos países europeus por seu radicalismo. Um dos anos mais agitados foi em 1840, quando levantou a bandeira do comunismo e atacou o sistema capitalista. Para ele, as crises foram originadas pelo sistema capitalista, onde desintegra as diferenças sociais das pessoas.

Faleceu em Londres, Inglaterra no dia 14 de março de 1883, onde deixou vários seguidores como Lênin. Pode-se observar que até hoje, as ideias marxistas continuam a influenciar vários historiadores e cientistas sociais, apesar de aceitarem ou não os seus pensamentos.

Análise crítica de sua teoria

Dotado de várias teorias, Karl Marx, foi um dos mais criticados com suas ideias. Trata de existencialismo, onde a essência do homem é ele mesmo. Certamente, na disciplina de sociologia para o Enem você encontrará muitos dos seus conceitos, ideias. Convém se aprofundar um pouco mais pelo que ele defendia.

Que sua formação ocorre através do meio em que vive, tem a liberdade de escolher, de fazer sua própria história. Traz também o materialismo, onde nega a existência de Deus e pressupõe que o homem é a imagem de
Deus.

Biografia de Friedrich Engels

Filho de um rico industrial alemão, Friedrich Engels, nasceu em 28 de novembro de 1820 em Barmen, na Alemanha e faleceu em 05 de agosto de 1895 na cidade de Londres, Reino Unido.

Frequentou a escola secundarista, porém, não finalizou seus estudos. Foi obrigado pelos pais a dedicar-se nos negócios da família e ficou durante 3 anos. Entrou para um grupo de escritores alemães e assim, foi adquirindo conhecimento até que iniciou sua carreira brilhante como jornalista, sob o pseudônimo Friederick Oswald.

Ele foi o principal colaborador de Karl Marx, elaborou um papel de destaque na doutrina comunista. Em 1878 se dedicou completamente à difusão da doutrina comunista e passou a escrever em jornais e revistas.

Análise crítica de sua teoria

Companheiro de Karl Marx, ele também seguiu suas mesmas concepções. Baseava-se nas lutas do proletariado, da luta de classes. Também era materialista, que tudo se consegue através das forças produtivas.

Sempre defendia a questão dos operários e da luta pela melhor ordem social sem distinção de pobres e ricos e nem da superioridade de classes mais altas, as dominantes para desmitificar as mais pobres.

De acordo com o que você leu nesse pequeno resumo de sociologia para o Enem, foi possível ver que ela atua até hoje formando novas ideias e fundamentos. Ela sempre vem sendo um campo de estudo por muitos teóricos que ao longo dos anos, traz suas teorias e pensamentos, onde permeiam nos dias atuais com maior intensidade e destreza.

Vimos que foram sociólogos famosos na história e que traziam como foco a igualdade social e queriam mais e mais uma sociedade harmônica e sem distinção de classes sociais.

Mesmo eles lutando por isso, não podemos afirmar que houve melhorias, cada vez mais vive-se num mundo em que os direitos humanos são violados deturpando valores que antes eram respeitados.

Também vimos sobre suas biografias, muitos deles, se tornaram homens de grande pulso, com ideologias vigentes e com seguidores como é o caso de Karl Marx. Muitas pessoas ainda hoje seguem suas teorias e ideais.

Destacamos ainda que os estudos da sociologia para o Enem mediante esse pequeno resumo só traz alguns conceitos e que você deve se aprofundar e associá-la com a atualidade, pois é por esse caminho que as questões para as provas de Sociologia para o Enem são elaboradas.

Visite também o nosso blog Concursos Públicos, caso esteja interessado.

Caso você queira estudar outra disciplina como a Matemática apresentamos o curso Gênio da Matemática! Você já conhece? Se a sua dificuldade seja essa matéria e não Sociologia, então, adquira esse curso completo voltado para o Enem!

Curso Gênio da Matemática

Se você possui dificuldade na área de estudo em matemática, então, esse cursinho online é para você, sem dúvida! Ele é um dos melhores cursos do país para você se preparar assertivamente e conseguir uma excelente pontuação no Enem.

O que o curso Gênio da Matemática oferece?

  • Mais de 180 Vídeos Aulas em HD+
  • Centenas de Exercícios em PDF
  • Gabarito e Resoluções dos Exercícios
  • Resumo da Teoria de Cada Área de Ensino
  • Simulados Por Conteúdo Com Correções Comentadas
  • Acompanhe Sua Evolução em Tempo Real
  • Teste Sua Preparação Com Um Simulado Cronometrado
  • Dezenas de Provas de Concursos Resolvidos
  • Dezenas de ENEM e de Universidades de todo Brasil
  • PLATAFORMA ESPECIALIZADA PARA EAD

Para que você tenha tudo isso e muito mais é só adquirir esse curso Gênio da Matemática pelo valor de R$ 38,00 em 12x ou à vista por R$ 390,00. Ele é o curso mais completo, moderno, informatizado e aplicável a qualquer público, além de oferecer o melhor custo benefício do Brasil!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.