Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Técnicas e dicas de estudo

Pouco tempo para o Enem? 13 dicas eficazes!

Pouco tempo para o Enem?

Se está com pouco tempo para o Enem, então, aprenda estas 13 dicas eficazes que podem fazer toda a diferença em sua nota!

pouco tempo para o enem

pouco tempo para o enem

Sabemos que a grande maioria dos estudantes bem-sucedidos chega ao topo aplicando estratégias de estudo simples, mas eficazes. E aqui está a chave:

Preparar-se para o seu exame de forma eficiente vem de aprender a estudar de forma mais inteligente, não mais difícil. Você se tornará mais consciente desse fato à medida que os anos se desenvolvem e quando avança em sua melhor educação.

Com o passar do tempo, mais e mais as suas aulas só se tornarão mais difíceis se você não treinar hoje. Isto é, se você não tiver desenvolvido hábitos de estudo adequados.

Aqui estão 13 dicas eficazes para quem tem pouco tempo para o Enem. Elas são dicas de estudo de pesquisadores e cientistas. Elas lhe direcionarão em como passar em qualquer exame concorrido como o Enem.

Visite a nossa categoria abaixo:

Pouco tempo para o Enem – 13 dicas eficazes

Preparado? Leia a seguir quais são estas 13 dicas eficazes e como aplicá-las em seu estudo diário.

1 – Descubra como será sua prova Enem

Comece a preparação dos seus estudos Enem primeiro aprendendo sobre o formato da prova. Pesquise no site do INEP, também observe na própria prova de anos anteriores e como os analisadores corrigem. Leia o edital completamente.

2 – Desenvolva uma memória para teste

Aqui está o segredo para desenvolver uma memória eficiente tendo pouco tempo para o Enem:

É quase impossível desenvolver memória em um curto período, mas você pode melhorar sua habilidade em lembrar corrigindo pensamentos e hábitos.

A melhoria não depende de quanto você usa sua memória, mas de como você a usa.

Então, o que fazer?

Desenvolva sua memória para a prova Enem fazendo um hábito de prestar muita atenção ao material que deseja lembrar.

Certifique-se de ter uma imagem clara do texto, nome, data ou fatos que está aprendendo. Torná-los significativos, associando-os a qualquer material que já conhece.

Obter uma boa quantidade de sono e comer refeições adequadas também é um fator essencial para a memorização bem-sucedida.

Ao aprender, tente obter tantos diferentes tipos de impressões quanto possível. Faça o que funciona para você. Algumas pessoas memorizam imagens melhor, enquanto outras memorizam sons de forma muito melhor.

Juntar as impressões de todos os órgãos dos sentidos torna a lembrança mais fácil à medida que confiamos na visão e na audição.

Tente visualizar a informação. Desenhe um diagrama ou gráfico e tome notas para obter uma visão clara do material.

Com uma boa memória, você nunca vai duvidar de como passar em qualquer exame, certo?

Tente passar metade de sua sessão de estudo apenas lendo. Para a próxima metade, faça ativamente algo com o que aprendeu: escreva novas notas, tente encontrar conexões ou resolva problemas.

Estude mais do que o suficiente para passar no seu exame do Enem, se esforce para isso. Vale a pena. Experimentos demonstraram que se você passar mais de 50% estudando dará um resultado de 50% a mais de retenção.

Na verdade, em uma semana, descobriu-se que as pessoas que passavam mais tempo estudando memorizaram seis vezes mais do que aquelas que mal liam o material.

3 – Não fique preso a um lugar de estudo

Aqui é um truque importante que você pode não deixar de aplicar:

Ao mudar o seu ambiente, você força seu cérebro a se lembrar da mesma informação em diferentes lugares. Isso significa que seu cérebro verá esse material de forma mais útil e vale a pena manter essa dica.

Para maximizar seu desempenho, leve em consideração o contexto do seu ambiente de teste enquanto estuda. Será mais fácil lembrar a informação durante o exame se você aprendeu em um ambiente similar.

4 – Organize seu local de estudo

Elimine qualquer desordem que tenha na sua mesa. Certifique-se de que a luz está clara, sua cadeira é aconchegante e você tem bastante ar fresco.

Antes de começar, encontre o que precisa para e faça o seu espaço de estudo o mais confortável possível. Por exemplo, algumas pessoas trabalham melhor em completo silêncio, enquanto outras preferem ter alguma música de fundo.

5 – Evite ficar distraído

Se você realmente quer estudar de forma eficaz, aqui está o segredo:

Coloque todas as suas redes sociais, aplicativos móveis e jogos de computador longe de você durante suas sessões de estudo. Se você não puder resistir ao desejo de verificar notificações ou responder a mensagens, procure um aplicativo que bloqueará todas as fontes de distrações por um determinado período.

Vá em frente e se concentre ao teste!

6 – Divida o estudo em pequenas partes

Ao contrário da crença popular, o estudo com afinco, demasiado não funciona.

Na verdade, pode causar mais danos do que ajuda. É melhor planejar tudo antes do tempo e espalhar seus períodos de estudo por pelo menos uma semana antes do exame.

Dessa forma, você terá tempo suficiente para desenvolver uma compreensão mais profunda do assunto.

Para uma melhor retenção de conhecimento em longo prazo, assegure-se de fazer pausas regulares. Tire um tempo para sair e desfrutar da natureza ou para fazer algo que você gosta.

Divida o seu estudo em sessões de apenas 20 a 30 minutos e se concentre em um único tópico durante cada sessão. Sempre tente pensar em várias maneiras de usar a mesma informação – essa é uma das habilidades de estudo mais eficazes.

7 – Estabeleça uma meta

Defina um objetivo realista e determine a quantidade de tempo que você vai gastar estudando nesse pouco tempo para o Enem. Anote todos os passos em um papel ou aplicativo.

Cada vez que planejar sua sessão de estudo, defina um objetivo para entender o material completamente para que possa explicá-lo claramente a qualquer um.

Se você pode definir uma meta, por que você não pode fazer uma prova?

8 – Agrupe-se com seus amigos

Uma das melhores maneiras de estudar efetivamente é cooperar e estar em grupo com seus amigos. O estudo em grupo é a oportunidade perfeita para comparar notas de aula e discutir conceitos especialmente complicados que você acha que serão dados nas provas Enem.

O estudo em grupo pode ser efetivo se todos os membros do grupo forem disciplinados e orientados para resultados. Além disso, você precisa se encontrar com freqüência para entender os pontos fortes e fracos dos outros.

Alguns membros do grupo podem compartilhar algumas dicas para passar no exame Enem de forma mais fácil, que você ainda não sabia.

Fazer perguntas para si e reunir-se para comparar as respostas é uma excelente ideia, além de dar uns aos outros provas cronometradas para se familiarizar com o trabalho sob pressão.

Certifique-se de que cada membro contribua para o trabalho em grupo tendo uma conversa sobre este tópico no primeiro dia.

Já aplica uma dessas dicas? Se sim, conte-nos a sua experiência! Comente e compartilhe!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.