Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

O que significa sustentabilidade? Definições e fatores!

O que significa sustentabilidade?

Por ser um dos temas principais que o Enem aborda, saiba aqui no blog Gênio do Enem o que significa sustentabilidade e conheça seus 3 fatores.

o que significa sustentabilidade

o que significa sustentabilidade

Existem muitas definições a respeito sobre o que significa sustentabilidade em todo o mundo. Na verdade, não há uma universalmente acordada sobre o que ela significa.

Há muitas opiniões diferentes sobre o que é e como isso pode ser explicado. A ideia de sustentabilidade decorre do conceito de desenvolvimento sustentável que se tornou linguagem comum na ECO-92, Cúpula da Terra, no Rio em 1992.

O que significa sustentabilidade?

A definição original de desenvolvimento sustentável geralmente é considerada como sendo:

“Desenvolvimento que atende as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades”.

Essa definição está de acordo com o Relatório Bruntland para a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (1992).

Desde então, houve muitas variações e extensões nessa definição básica. Muitos argumentam que a sustentabilidade foi sequestrada e torcida para se adequar ao governo e às empresas que realmente querem continuar com os negócios, como de costume.

Visite a nossa categoria Ciências da Natureza e suas tecnologias.

As citações abaixo fornecerão algumas idéias sobre o que constitui desenvolvimento sustentável e sustentabilidade.

Outras definições

1 – A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento

“Um processo de mudança em que a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão em harmonia e melhoram o potencial atual e futuro para atender às necessidades e aspirações humanas”.

2 – Fórum para o Futuro

“O desenvolvimento sustentável é um processo dinâmico que permite que as pessoas realizem seu potencial e melhorem sua qualidade de vida de forma a proteger e aprimorar os sistemas de apoio à vida da Terra”

3 – Making London Work by Forum para o projeto

“Em essência, o desenvolvimento sustentável abrange cinco princípios fundamentais: qualidade de vida, equidade, participação e parceria, cuidado para o meio ambiente e respeito pelas restrições ecológicas – reconhecendo que existem “limites ambientais” e “pensamos para o futuro e o princípio da precaução”

4 – The Real World Coalition 1996, a Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento

“O meio ambiente deve ser protegido… para preservar as funções essenciais do ecossistema e para o bem-estar das gerações futuras, a política ambiental e econômica deve ser integrada. O objetivo da política deve ser uma melhoria na qualidade de vida e não apenas no crescimento da renda. A pobreza deve ser encerrada e os recursos distribuídos de forma mais equitativa, e todos os setores da sociedade devem estar envolvidos na tomada de decisões”

5 – A Rede Dorset de Educação para Sustentabilidade

“Não podemos simplesmente adicionar desenvolvimento sustentável à nossa lista atual de coisas a fazer, mas devemos aprender a integrar os conceitos em tudo o que fazemos”

6 – Aprendendo para um Futuro Sustentável – Centro de Professores

“Um futuro sustentável é aquele que há ambiente saudável, prosperidade econômica e justiça social. Eles são perseguidos simultaneamente para garantir o bem-estar e a qualidade de vida das gerações presentes e futuras. A educação é crucial para alcançar esse futuro”

7 – O terreno instável do Desenvolvimento Sustentável por Donald Worster em Ecologia Global 1993

“O primeiro e talvez o problema mais difícil, que raramente é abordado, é o prazo. Uma sociedade sustentável que perdura por uma década, uma vida humana ou mil anos”

3 Fatores de sustentabilidade

Agora que você já sabe o que significa sustentabilidade, conheça estes 3 fatores importantes. Para alcançar uma verdadeira sustentabilidade precisamos equilibrar fatores de sustentabilidade econômicos, sociais e ambientais em igual harmonia. Esses podem ser definidos em 3 aspectos, tais como:

1 – Sustentabilidade ambiental

A sustentabilidade ambiental significa que estamos vivendo nos meios de nossos recursos naturais. Para viver em verdadeira sustentabilidade ambiental, precisamos garantir que estamos consumindo:

  • Nossos recursos naturais, como materiais, combustíveis energéticos, terra, água etc., a uma taxa sustentável.

Alguns recursos são mais abundantes do que outros e, portanto, precisamos considerar a escassez material. Além disso, inclui o dano ao meio ambiente decorrente da extração desses materiais e se o recurso pode ser mantido dentro dos princípios da circulação econômica.

A sustentabilidade ambiental não deve ser confundida com a plena sustentabilidade, que também precisa equilibrar fatores econômicos e sociais.

curso online

curso online

2 – Sustentabilidade econômica

A sustentabilidade econômica exige que uma empresa ou país use seus recursos de forma eficiente e responsável para que ela possa operar de forma sustentável. O objetivo é produzir consistentemente um lucro operacional.

Sem um lucro operacional, uma empresa não pode sustentar suas atividades. Sem agir de forma responsável e usando seus recursos de forma eficiente, uma empresa não poderá sustentar suas atividades no longo prazo.

3 – Sustentabilidade social

A sustentabilidade social é a capacidade da sociedade, ou de qualquer sistema social, de alcançar persistentemente um bem-estar social. A consecução da sustentabilidade social garante que o bem-estar social de um país, uma organização ou uma comunidade possa ser mantida no longo prazo.

Somente através do equilíbrio econômico + social + ambiental podemos alcançar uma verdadeira sustentabilidade e uma economia verdadeiramente circular.

O que você acredita que são questões sustentáveis na sociedade?  Quais são as prioridades e desafios mais urgentes para a criação de uma sociedade sustentável, tanto a nível local como global?

O que significa sustentabilidade, depois de ler esse post, é que todos podem fazer algo, certo? Se você pegar um lixo na rua ou denunciar uma empresa que pratica métodos comerciais prejudiciais para o meio ambiente, já estará ajudando.

Nós podemos fazer a diferença!

Comente e compartilhe!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.