468×60

Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Informações da Prova

O que são os treineiros do Enem?

Treineiros do Enem

A cada edição do Enem há um espaço que destaca uma particularidade de um grupo de estudantes, os quais são aqueles menores de 18 anos. Então, saiba aqui o que são os treineiros do Enem e tire todas as suas dúvidas!

Ao ler o edital do Enem, certamente, você já se deparou com um item que aborda sobre os “treineiros”. Eles, inclusive, recebem a nota do Enem num período diferente dos demais, ou seja, após 60 dias depois dos participantes regulares.

Talvez, você já se perguntou o que são os treineiros do Enem, pois não se ouve muito a seu respeito. A não ser que leia completamente o edital para entender quem eles são. Assim, possuem regras que devem ser cumpridas. Caso contrário, podem ter a sua participação anulada.

Como o próprio nome define “treineiro” é todo aquele que utiliza o Enem apenas como uma autoavaliação. Sendo assim, é como se estivessem treinando a sua capacidade de responder a prova para se autoanalisaram para descobrir como se encontra o seu conhecimento.

Então, se você possui menos de 18 anos e ainda não concluiu o ensino médio, ao realizar a inscrição Enem, deve optar por essa opção de treineiro.

E se você quer além de se preparar na escola estudar por meio de um curso online, então, que tal conhecer o Curso Gênio da Matemática. Para conhecer todo o conteúdo programático bem como a plataforma acesse aqui e fique por dentro!

Desse modo, saiba abaixo o que são os treineiros do Enem e veja se você se encontra nessa condição e situação. Também descubra algumas informações importantes.

O que são os treineiros do Enem?

Os treineiros do Enem são aqueles candidatos que participam do exame apenas como uma autoavaliação. Eles não utilizam a nota que obtiveram na prova e redação Enem para ingressarem em uma universidade, seja ela pública ou privada.

Até porque são impossibilitados de estudarem no ensino superior, visto ainda estarem em idade

São candidatos menores de 18 anos e que estão ainda cursando o ensino médio. O MEC – Ministério da Educação abriu essa oportunidade para esse tipo de público a fim de que possam testar os seus conhecimentos!

Então, há duas condições para se enquadrar como treineiro:

  • Ser menor de 18 anos

  • Concluir o ensino médio após a participação ao exame, portanto, não poderão ingressar ao ensino superior

Os parâmetros dos treineiros do Enem estão amparados pela Lei nº 9394, de 20.12.1996. Assim, ela determina a idade menor de 18 anos o fato de não poderem ingressar na faculdade. Para ler na íntegra, clique Diretrizes e Bases da Educação Nacional e obtenha essas e outras informações.

Agora, se o candidato é maior de 18 anos e não concluiu ainda o ensino médio, ele não se encaixa como treineiro. Assim, ele deve realizar outro exame (em nível estadual e municipal) para obter a certificação do ensino médio.

E, com isso, poderá ingressar no ensino superior por meio de um dos processos seletivos ao usar a nota Enem.

Resultado da nota dos treineiros do Enem

O resultado da nota dos treineiros do Enem são divulgados após 60 dias depois dos participantes regulares. Isso porque não há necessidade de obter a nota junto com os outros devido a não ingressarem no ensino superior.

Desse modo, não precisam ter as suas notas calculadas antes das inscrições ao ProUni, Sisu, Fies e Pronatec. Por esse motivo, o resultado é publicado bem depois dos demais participantes.

De acordo com o cronograma Enem, o resultado individual dos treineiros do Enem ocorre no mês de março.

Como acessar a página do participante?

Se você se enquadra como treineiro e deseja fazer o Enem, então, deve aguardar o período das inscrições conforme cronograma divulgado. E, quando estiverem abertas, então, deverá acessar a página do participante e realizar a sua inscrição pagando a taxa.

Caso esteja dentro dos critérios de isenção, então, aproveite para se inscrever no tempo adequado. Assim, não pagará a taxa de inscrição Enem.

Essa página do participante é um espaço exclusivo do candidato que fez a sua inscrição ao Enem, inclusive, o treineiro. Assim, você ao criar o seu login e senha poderá acessar para acompanhar todos os processos do exame.

Para acessar é bem simples, basta seguir estes passos abaixo:

  • Acesse o sistema Enem ao clicar em Página do Participante

  • Responda ao desafio clicando na figura solicitada

  • Em seguida, insira o seu CPF

  • Depois, prossiga com as solicitações do char

  • Finalize clicando na seção de treineiro!

Por meio dessa ferramenta, você pode acompanhar os resultados do seu desempenho na prova e redação Enem.

E, então, compreendeu o que são os treineiros do Enem? O que acha desse item no edital Enem? Comente e compartilhe, se assim desejar. E, se quiser mais informações sobre o curso do Gênio do Enem, entre em contato clicando aqui.

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.