468×60

Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Sem categoria

O Que Muda no ENEM em 2021

Digamos que a proposta de prova da edição anterior não foi bem aceita, e o novo formato será atualizado e sofrera grandes mudanças. Nesse  post mostraremos o que muda no Enem em 2021

Não será alterado apenas o conteúdo de prova. O aluno precisará mudar a forma de se preparar. Certamente terá que buscar novas estratégias e será sobre isso que iremos abordar nesse post.

As novas fases do Enem

Essa prova já está na vida do Brasileiro há duas décadas, e grandes alterações foram realizadas desde sua criação.

E muita coisa mudou desde então. Há poucos anos atrás, ninguém acreditaria que os celulares poderiam nos ajudar tanto no processo educacional, e hoje temos os smartphones como uma excelente ferramenta na nossa vida. Não é mesmo?

Dessa forma  os professores de escolas, cursos preparatórios, pré-vestibulares online, presenciais e principalmente o Ministério da Educação e cultura (MEC) precisarão se adaptar a nova tecnologia.

O Que Muda no ENEM em 2021

A alteração ocorreu no dia 20/11 de 2018, o MEC definiu algumas mudanças no ensino médio. Agora passará a ter fase geral e específica. O mesmo terá semelhanças com os antigos vestibulares.

Modelo parecido com o da Uerj

A prova do Enem serve para ingresso no ensino superior. No primeiro dia cobrará os conteúdos gerais básicos, previstos na Base Nacional Comum Curricular. No segundo dia, o candidato fará um exame de assuntos específicos, conforme a área que ele optar vinculada à graduação que pretende cursar. 

 As mudanças no Enem dependem da aprovação em plenário  e seu texto está no CNE.

— Há dois pontos dessa prova que podem ser alterados, a cobrança de habilidades, que deve permanecer como está e  a nacionalização da prova, que tem recebido muita pressão para ser alterado. Muitos alunos pedem para que a prova atenda a regionalização, evitando que alunos de outras partes do Brasil tomem suas vagas.

Ministério da Educação homologa novas diretrizes que permitem 30% do ensino médio a distância

O mesmo poderá ser feito pela internet, através de uma plataforma EAD (ensino a distância). Claro que será opcional. Quem estuda no período da manhã, por exemplo, poderá fazer até 20 por cento das aulas usando a internet, ou seja, na sua casa ou trabalho. A Educação para Jovens e Adultos (EJA), poderá ser feita praticamente toda fora das salas de aula: 80% da carga horária!

Segundo o MEC, os estados é que devem decidir se vão adotar ou não as regras. Ainda de acordo com o governo, as escolas que optarem pelo ensino à distância devem oferecer aos estudantes acompanhamento de um professor.

Essa alteração vai ajudar muita aquelas pessoas que já fazem sua preparação em canais do You Tube, cursos Online ou seja de forma informal.

Era preciso essa mudança, pois o MEC e o Enem já estavam ficando para trás. Quem tem hoje um notebook ou um celular com sinal de internet certamente está usando para melhorar o seu conhecimento.

O QUE MUDARÁ NO ENEM 2019

O Que será Preciso Saber

O INEP  (Instituto Nacional de Educação e Pesquisa), alterou para melhor a forma de se preparar para essa prova. Cada vez mais não será preciso virar uma enciclopédia e decorar fórmulas e conceitos. Ou seja a prova está se tornando cada vez menos conteudista.

Porém não se engane, será preciso saber todo o conteúdo com profundidade. O aluno precisará saber interpretar e compreender conceitos importantes.

O Que Muda no ENEM em 2021

Quais habilidades mais importantes Preciso desenvolver

1- compreensão e utilização de gráficos;

2- análise de dados estatísticos;

3- saber inter-relacionar linguagens;

4- contextualização da arte e da literatura;

5- compreensão da geração e o uso de energia;

6- compreensão da utilização dos recursos naturais;

9-  compreensão das escalas de tempo;

10- compreensão da importância da biodiversidade;

11- conhecimento das formas geométricas;

12- utilização das noções de probabilidade;

13- compreensão das causas e consequências da poluição ambiental;

14- contextualização e compreensão de dados históricos e geográficos.

 15- Usar o cotidiano na resolução de problemas;

 16- Raciocínio lógico e sequencial;

 17- Dominar a interdisciplinaridade, conectando assuntos de disciplinas diferentes na mesma questão;

 18- Capacidade de usar o conhecimento na resolução de problemas.

Na questão abaixo temos um exemplo de questão interdisciplinar. Essa questão envolve Matemática e Química.

O Que Muda no ENEM em 2021

Questão interdisciplinar do EnemQuestão interdisciplinar de Química e Matemática

A interdisciplinaridade mostra a importância do conhecimento menos específico e mais abrangente. O Enem continuará priorizando principalmente a Matemática (raciocínio lógico) e o Português (comunicação).

  Agora o ENEM em duas etapas 

Nesse ano ainda teremos a prova acontecendo em duas etapas, como foi no ano passado, porém com algumas mudanças.

Na etapa inicial, ou primeira etapa a cobrança será a mesma para todos e serão cobrados conteúdos de Matemática e Português.

Na segunda etapa haverá cobrança apenas das áreas de conhecimento escolhidas pelo aluno. Além disso o número de questões será a metade da etapa inicial. Sempre mantendo a interdisciplinaridade.

Esse formato será de grande ajuda para os que concorrem a vagas, pois poderão usar os seus conhecimentos em assuntos que gostam e dominam.

Mas assim como facilita para você facilitará para o seu concorrente, por isso usar a estratégia de preparação certa, fará a diferença!

O Que Muda no ENEM em 2021

Menos decoreba, mais raciocínio lógico matemático.

Decorar conteúdos é coisa do passado. Ninguém mais poderá ser aprovado usando os antigos “macetes” de cursinho. É preciso ir além do conhecimento, será primordial conectar suas ideias para usar esse conhecimento.

Raciocínio lógico e o xadrez

Você pode fazer uma analogia com o bom jogador de xadrez, Ele nunca faz a sua jogada pensando apenas na jogada do oponente, ele já sabe prevê os passos anterior do mesmo. Ele já sabe o que o oponente fará nos próximos lances e já tem planejado as suas jogadas. Isso é raciocínio lógico!

É isso que o Enem quer de você. Ele quer que você antecipe problemas, e principalmente saiba apresentar uma solução para eles.

Método de estudo para o Enem

matemática para Enem

Matemática para Enem + Química, Física, Biologia, Português, Redação, Filosofia, Sociologia e muito mais!

O Que Muda no ENEM em 2021

Quando eu criei a primeira versão do curso Gênio da Matemática, havia somente essa disciplina oferecida. Mas o Enem entrou com muita força e precisei fazer algo diferente, para cobrir a necessidade do mercado. Era preciso algo inovador, com mais disciplinas voltadas para o Enem e com uma plataforma responsiva para que pessoas com um celular pudessem acessar seus vídeos ou aulas preferidas de forma fácil. Por isso criamos o QR code para nossas aulas e um método muito bem orquestrado para essa interdisciplinaridade. A minha formação em vários cursos de exatas, incluindo Matemática, Química e Ciências, me favoreceu para chegarmos a um produto de referência no mercado.

Hoje nossos alunos tem um material didático diferenciado, com simulados resolvidos e vídeo aulas de resoluções dos exercícios que estão nos PDFs. E tudo isso com um simples clique.

Foi uma gigantesca mudança na forma de preparação. Sem a internet, seu aprendizado fica muito limitado e você sempre ficará para trás.

Posso afirmar, sem medo de errar que nosso sistema de ensino e nossa plataforma de aprendizado é uma das melhores do mundo. Ela foi elaborada com muito critério, para atender a todas as nossas necessidades e de todos aqueles que buscam uma evolução na forma de aprender.

Dessa forma nossos alunos apresentam uma evolução fora da curva, mesmo aqueles com grandes dificuldades. Veja o depoimento de nossos alunos!

Nós mudamos para acompanhar a evolução

Logo todas essas mudanças no Enem, obrigarão a todos os que buscam resultados mudarem com ele. Inicie a sua preparação da melhor forma. Se o Enem mudou, você também precisará fazer o mesmo. E podem ter a certeza de que o que funcionava há 10 anos atrás, não funcionam mais.

Mas o mais importante é que sem esforço e dedicação nada disso funcionará. É preciso foco diário nos estudos e só assim o sucesso chegará!

Veja aqui a prova de 2017 comentada

Veja aqui a prova de 2018 comentada

Prof. Regis Cortês

 

Texto: O Que Muda no ENEM em 2021

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.