468×60

Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Informações da Prova

Mudanças no Enem a partir de 2017 – Confira!

mudanças no enem

Critérios bem mais rígidos para a isenção da taxa e alterações nas datas de aplicações das provas são uma das mudanças divulgadas oficialmente pelo MEC. Saiba detalhes das mudanças no Enem!

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais provas que ocorre todo ano no Brasil. E agora, em todo o mundo, ele está sendo conhecido e usado em universidades estrangeiras como é o caso da Europa, precisamente, em Portugal.

Por exemplo, a Universidade de Coimbra, em Portugal, recebe notas dos candidatos que fizeram o Enem para ingressarem em um de seus cursos.

E o leque de opções nessa região não para por aí, são quase 20 faculdades portugueses que oferecem esse recurso.

Desse modo, a sua concorrência é acirrada e de grande relevância para você que deseja essa oportunidade!

Então, se dedique nos estudos, esteja por dentro das mudanças no Enem e saia na frente!

Visite aqui o blog do Gênio do Enem que traremos as últimas novidades! Tentamos manter o site atualizado por sua causa! Então, volte outras vezes!

Para o ano que passou, 2016, o Enem ainda usou de diretrizes antigas para aplicar sua edição. No entanto, as coisas mudaram! E você, obrigatoriamente, precisa estar informado!

Com a nova reforma do ensino médio e propostas inovadoras na educação por causa do novo governo, as provas e todo o regulamento na edição 2017 sofrerão mudanças. E elas já tem causado rebuliços em todo o país! Confira abaixo quais são essas mudanças no Enem a partir de 2017!

Quais as mudanças para o Enem a partir da edição 2017?

Em meio a tantas transformações de âmbito governamental que o país tem passado, a educação tem ganhado destaque.

Não apenas pelo fato de inserção de um novo governo como o de Temer e seus auxiliares, mas também dos desafios que o ensino enfrenta.

Não é de hoje que o Brasil enfrenta um nível consideravelmente baixo na educação dos jovens da rede pública.

Atualmente, mais do que nunca, é preciso fazer uma reformulação em toda a sua estrutura educacional a fim de que as coisas melhorem!

E aqui no blog Gênio do Enem você pode se preparar de maneira mais consistente e profunda. Os conteúdos tem como objetivo você receber um ensino de qualidade e técnicas de estudo que realmente traga resultados relevantes.

Convidamos você a acessar as nossas diferentes categorias de acordo com a sua necessidade de aprendizagem. Então, não deixe de explorar o blog e curtir as postagens!

Também oferecemos um curso online de matemática, português, química, física, redação para que possa aprender e dominar os conteúdos do Enem.

Conheça mais detalhes, acessando Curso Gênio da Matemática e adquira já!

Você terá materiais riquíssimos para ampliar o seu conhecimento sobre matemática, além de obter mais de 10 bônus como aulas de português, redação, física, química, simulados, exercícios, técnicas de estudos, ferramentas incríveis, e muito mais!

Por isso, o Enem também teve e terá que ser mudado visando uma melhor abordagem para os candidatos receberem um ensino de qualidade. Veja essas mudanças e fique atento as que virão adiante.

1 – Alteração dos dias das aplicações das provas

No dia 9 de março de 2017, o MEC instituiu mudanças em relação ao Enem. E uma delas se referiu ao dia em que as provas são aplicadas.

Sendo assim, as provas que hoje são realizadas em um único fim de semana (sábado e domingo), provavelmente, passarão a ser dadas em dois, e sempre aos domingos. Desse modo, os candidatos terão mais tranquilidade na realização delas e menos correria.

Essa medida foi aceita pela maioria deles que tiveram a chance de optar por meio da consulta pública. O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira agora irá decidir, oficialmente, se isso vingará ou não.

2 – Critérios rígidos para isenção da taxa de inscrição

A taxa de isenção para a inscrição no Enem também foi pautada para uma possível mudança. Os critérios para ter o direito serão mais rigorosos a fim de que não haja candidatos que possuem condições financeiras, mas se apropriam do não pagamento.

Assim, vamos aguardar quais serão esses critérios e como eles influenciarão na maioria da população.

3 – Ranking das escolas não será mais divulgado

Essas é uma das mudanças que mais causou divergências. Atualmente, o Inep divulga a nota dos melhores alunos por escola em formato de ranking.

E, assim, as escolas de elite ficam sempre em destaque, o que se aproveitam para se auto promoverem. Principalmente, cursinhos, escolas preparatórias, entre outras nessa categoria.

De acordo com Maria Inês Fini, presidente do Inep e responsável pela aplicação das provas, a medida de dar um fim na divulgação dos resultados da escola é cabível. Ela afirma:

“O Enem não avalia escola, avalia o estudante e isso é só um dos muitos indicadores para poder avaliar uma escola”

E ainda o José Mendonça Filho, ministro da Educação, reforça que os rankings são instrumento de propaganda e que, ao divulgar o resultado por escola, o estado prestava um desserviço.

Então, os rankings das escolas com as melhores notas dos alunos não mais serão divulgadas a partir da edição 2017.

Consulta pública na internet!

A proposta para as mudanças a partir de 2017 passou até por enquete pública onde os candidatos puderam deixar a sua opinião. Ela ficou disponível entre os dias 18 de janeiro a 17 de fevereiro de 2017 no site. Assim, as autoridades puderam ouvir a voz dos alunos!

Mas essa consulta pública trouxe apenas o dia da realização das provas e sobre a opção de realizar o exame por meio do computador.

A maioria dos participantes dessa consulta pública optaram para realizar as provas em dois domingos seguidos, isto é, em dois fins de semana (até 2016, eram aplicados em um único fim de semana, sábado e domingo).

Já no quesito do computador rejeitaram essa possibilidade! Então, provavelmente, a prova ocorrerá no modelo tradicional mesmo. Vamos aguardar novas informações.

De acordo com o MEC, mais de 600 mil contribuições foram acolhidas pela internet!

Essas foram as 3 mudanças divulgadas em coletiva e, provavelmente, outras serão feitas ao longo desse ano. Por esse motivo, esteja atento e informado.

Caso tenha gostado desse conteúdo, então, comente e compartilhe.

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.