Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Guia Prático da Nova Ortografia para o Enem

nova ortografia para o enem

Domine as principais mudanças da nova ortografia para o Enem e tenha sucesso em sua prova de linguagens e códigos! Já está em vigor a partir de 2016!

A nova ortografia para o Enem já entra em vigor a partir deste ano de 2016. E não apenas para esse exame, mas em todos os vestibulares, concursos públicos e qualquer modalidade em que a língua portuguesa  seja exigida corretamente em sua forma escrita. Ela já deverá ser cobrada em todos os lugares para total cumprimento da norma culta.

Sendo assim, você já deverá ter domínio dessas mudanças ou ao menos conhecimento, pois elas serão importantíssimas para o seu desempenho ser eficaz atingindo uma alta pontuação nas provas do Enem na área de conhecimento em Linguagens, códigos.

Até porque também, como nativos da língua, é nosso dever conhecê-la e aplicá-la corretamente, sem erros em nossos trabalhos escolares e dia a dia. Nós temos que saber dominá-la por questões de apropriação e bom uso em nosso próprio país.

Para isso, o Gênio do Enem preparou um guia prático da nova ortografia para o Enem a fim de você ficar “expert” nesse quesito e gabaritar qualquer questão que possa aparecer em sua prova, seja ela qual for!

Que você aproveite esse material ao máximo e possa consultá-lo sempre que necessário aqui no blog Gênio do Enem. Temos a missão de te ajudar a se dar bem no exame mais concorrido do ano, por isso, nos acompanhe todos os dias que teremos posts cada vez mais atuais e precisos!

Também se quiser, fique à vontade para ler a categoria de Técnicas e dicas de Estudo bem como de Redação para aperfeiçoar a  sua aprendizagem.

Guia Prático da Nova Ortografia para o Enem

A Nova Ortografia já entrou em vigor desde o dia 01 de janeiro de 2016. No entanto, o seu uso passou a ser notado desde 2009 e nesse ano terá obrigatoriedade em todo o país e você deve seguir rigorosamente.

Essa mudança é bastante significativa para o Brasil e todos os países (Estados-Membros) que fazem parte da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

O seu intuito é padronizar as regras ortográficas, já que eram usadas diferentemente dependendo de cada lugar, país. Dessa forma, agora todos escrevem do mesmo jeito seguindo esse novo padrão. Que tal conhecer agora??

Assim, queremos aqui que você descubra como usar corretamente levando em conta que há muitas modificações que acabam por não notarmos. Por isso, veja abaixo os tópicos a nova ortografia para o Enem e permita que o seu desempenho seja o melhor possível!

1 – Acento agudo

2 – Acento diferencial

3 – Acento circunflexo

4 – Hífen

5 – Trema

6 – Novas Letras

Agora, queremos dar prosseguimento esclarecendo e mostrando o que mudou em cada um desses tópicos da nova ortografia para o Enem a fim de que você saiba e possa utilizá-la corretamente daqui por diante. Veja a seguir!

1 – Acento agudo

O acento agudo desaparece das palavras da língua portuguesa em apenas três casos, como você pode notar a seguir:

1 – Nos ditongos (encontro de duas vogais proferidas em uma só sílaba) abertos ei e oi das palavras paroxítonas (aquelas cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a penúltima), como você pode observar em alguns exemplos abaixo:

Antiga ortografia / Nova ortografia

  • Assembléia / assembleia – Heróico / Heroico – Idéia / Ideia – Jibóia / Jiboia

No entanto, as oxítonas (palavras com acento na última sílaba) e os monossílabos tônicos terminados em éi, éu e ói continuam com o acento (no singular e/ou no plural). Exemplos:

  • herói(s), ilhéu(s), chapéu(s), anéis, dói, céu.

2 – Nas palavras paroxítonas com i e u tônicos que formam hiato (seqüência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior quando esta faz parte de um ditongo; Seguem alguns exemplos abaixo:

Antiga ortografia / Nova ortografia

  • Baiúca / Baiuca – Boiúna / Boiuna – Feiúra / Feiura

No entanto, as letras i e u continuam a ser acentuado se formarem hiato, mas se estiverem sozinhas na sílaba ou seguidas de s. Exemplos: baú, baús, saída. No caso das palavras oxítonas, nas mesmas condições descritas no item anterior, o acento permanece. Exemplos:

  • Tuiuiú, Piauí.

3 – Nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com o u tônico precedido das letras g ou q e seguido de e ou i. Esses casos são pouco freqüentes na língua portuguesa: apenas nas formas verbais de argüir e redargüir, alguns exemplos abaixo:

Antiga ortografia / Nova ortografia

  • Argúis / Arguis – Argúem / Arguem – Redargúis / Redarguis – Redargúem / Redarguem

2 – Acento diferencial

O acento diferencial é utilizado para permitir a identificação mais fácil de palavras homófonas, ou seja, que têm a mesma pronúncia. Atualmente, usamos o acento diferencial – agudo ou circunflexo – em vocábulos como pára (forma verbal), a fim de não confundir com para (a preposição), entre vários outros exemplos.

Com a entrada em vigor do acordo da nova ortografia, o acento diferencial não será mais usado nesse caso e também nos que estão a seguir:

  • Péla (do verbo pelar) e pela (a união da preposição com o artigo);
  • Pólo (o substantivo) e polo (a união antiga e popular de por e lo);
  • Pélo (do verbo pelar) e pêlo (o substantivo);
  • Pêra (o substantivo) e péra (o substantivo arcaico que significa pedra), em oposição a
  • Pera (a preposição arcaica que significa para).

No entanto, duas palavras obrigatoriamente continuarão recebendo o acento diferencial:

  • Pôr (verbo) mantém o circunflexo para que não seja confundido com a preposição por;
  • Pôde (o verbo conjugado no passado) também mantém o circunflexo para que não haja confusão com pode (o mesmo verbo conjugado no presente).

****** Observação: já em fôrma/forma, o acento é facultativo.

3 – Acento circunflexo

Com o acordo ortográfico obrigatório a partir desse ano, a nova ortografia para o enem, não será mais preciso usar o acento circunflexo nas palavras terminadas em oo.

Antiga ortografia / Nova ortografia

  • Enjôo / Enjoo – Vôo / Voo – Abençôo / Abençoo – Corôo / Coroo – Magôo / Magoo – Perdôo / Perdoo

Da mesma forma, deixa de ser usado o circunflexo na conjugação da terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos crer, dar, ler, ver e seus derivados.

Antiga ortografia / Nova ortografia

  • Crêem / Creem – Dêem / Deem – Lêem / Leem – Vêem / Veem – Descrêem / Descreem – Relêem / Releem – Revêem / Reveem

No entanto, nada muda na acentuação dos verbos ter, vir e seus derivados. Eles continuam com o acento circunflexo no plural (eles têm, eles vêm) e, no caso dos derivados, com o acento agudo nas formas que possuem mais de uma sílaba no singular (ele detém, ele intervém).

4 – Hífen

1 – Palavras Compostas

O hífen deixa de ser empregado nas seguintes situações de acordo com a nova ortografia para o Enem:

– Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com as consoantes s ou r. Nesse caso, a consoante obrigatoriamente passa a ser duplicada;

– Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente.

Antiga ortografia / Nova ortografia

  • Anti-religioso / Antirreligioso – Anti-semita / Antissemita – Auto-aprendizagem / Autoaprendizagem – Auto-estrada / Autoestrada – Contra-regra / Contrarregra – Contra-senha / Contrassenha – Extra-escolar / Extraescolar – Extra-regulamentação / Extrarregulamentação

No entanto, o hífen permanece quando o prefixo termina com r (hiper, inter e super) e a primeira letra do segundo elemento também é r. Exemplos: hiper-requintado, superresistente.

5 – Trema

O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, são pronunciadas, porém será abolida. É muito simples de entender com essa nova ortografia para o enem: ele deixa de existir na língua portuguesa em sua forma escrita. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.

Antiga ortografia / Nova ortografia

  • Agüentar / Aguentar – Freqüente / Frequente – Lingüiça / Linguiça – Tranqüilo / Tranquilo

No entanto, o acordo prevê que o trema seja mantido em nomes próprios de origem estrangeira, bem como em seus derivados. Exemplos: Bündchen, Müller, mülleriano.

Abaixo estão as palavras que NÃO serão mais usadas com o trema:

Antiga ortografia / Nova ortografia

Agüentar / Aguentar

Argüir / Arguir

Bilíngüe / Bilíngue

Cinqüenta / Cinquenta

Delinqüente / Delinquente

Eloqüente / Eloquente

Ensangüentado / Ensanguentado

Eqüestre / Equestre

Freqüente / Frequente

Lingüeta / Lingueta

Lingüiça / Linguiça

Qüinqüênio / Quinquênio

Sagüi / Sagui

Seqüência / Sequência

Seqüestro / Sequestro

Tranqüilo / Tranquilo

6 – Novas Letras

O alfabeto receberá de volta as letras K, W e Y. O alfabeto completo passa a ser:

  • A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Abaixo estão as palavras que não terão mais acentos de maneira geral pela nova ortografia para o Enem:

Antiga ortografia / Nova ortografia

Alcalóide / Alcaloide

Alcatéia / Alcateia

Andróide / Androide

Apóia (verbo apoiar) / Apoia

Apóio (verbo apoiar) / Apoio

Asteróide / Asteroide

Bóia / Boia

Celulóide / Celuloide

Clarabóia / Claraboia

Colméia / Colmeia

Coréia / Coreia

Debilóide / Debiloide

Epopéia / Epopeia

Estóico / Estoico

Estréia / Estreia

Estréio (verbo estrear) / Estreio

Geléia / Geleia

Heróico / Heroico

Idéia / Ideia

Jibóia / Jiboia

Jóia / Jjoia

Odisséia / Odisséia

Paranóia / Paranoia

Paranóico / Paranoico

Platéia / Plateia

Tramóia / Tramoia

Baiúca / Baiuca

Bocaiúva / Bocaiuva

Cauíla / Cauila

Feiúra / Feiura

Abençôo / Abençoo

Antiga ortografia / Nova ortografia

Crêem (verbo crer) / Crêem

Dêem (verbo dar) / Deem

Dôo (verbo doar) / Dôo

Enjôo / Enjoo

Lêem (verbo ler) / Lêem

Magôo (verbo magoar) / Magoo

Perdôo (verbo perdoar) / Perdoo

Povôo (verbo povoar) / Povoo

Vêem (verbo ver) / Veem

Vôos / Voos

Zôo / Zoo

Pará / Para

Péla(s) / Pela(s)

Pêlo(s) / Pelo(s)

Pólo(s) / Polo(s)

Pêra(s) / Pera(s)

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

O acordo foi aprovado em 1990 entre os países de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Como visto, passou-se 26 anos até que, oficialmente, entrasse em vigor no ano de 2016.

Esse documento está disponível via online para todos que desejam ler e verificar a autenticidade das informações bem como estar por dentro de todas as mudanças em detalhes.

Se você deseja verificar esse PDF, então, clique neste site oficial da Academia Brasileira de Letras. Boa leitura!

Esperamos que você tenha aprendido com esse guia prático da nova ortografia para o Enem e que venha a lembrar no grande dia! Desejamos êxito e muito sucesso!

Agora, queremos fornecer um material oposto ao que você leu nesse momento. Pode ser que você seja fera em língua portuguesa e suas regras ortográficas, mas tenha dificuldade na área de matemática, não é mesmo?

Se sim, então, confira esta breve apresentação do maior e melhor curso de matemática do Brasil o qual é dirigido por um dos mais reconhecidos professores nesse ramo, Prof. Régis Vargas, e que pode te auxiliar sobremaneira para atingir uma excelente pontuação nas provas do Enem. Por isso, confira a seguir!

Caso a sua matéria de dificuldade for em matemática, então, sugerimos o Curso do Gênio da Matemática que aborda de maneira simples, prática e com técnicas surpreendentes, tudo o que está relacionado ao universo dos números.

Curso Gênio da Matemática

Você descobriu essas mudanças da nova ortografia para o Enem em que afetarão na sua prova de Linguagens, códigos. Certamente, haverá alguma questão abordando o seu novo uso.

Agora, não poderíamos deixar de apresentar um dos mais reconhecidos cursos de matemática no mercado que proporcionam excelentes resultados.

Se você possui dificuldade na área de estudo em matemática, então, esse cursinho online é para você, sem dúvida! Há muitas vantagens de fazer um curso online, sabia? Tais como: economia, não desperdiça tempo esperando ônibus, evitar gastos com lanches, apostilas, além de poder estudar em qualquer horário!

O que o curso Gênio da Matemática oferece?

  • Mais de 180 Vídeos Aulas em HD+
  • Centenas de Exercícios em PDF
  • Gabarito e Resoluções dos Exercícios
  • Resumo da Teoria de Cada Área de Ensino
  • Simulados Por Conteúdo Com Correções Comentadas
  • Acompanhe Sua Evolução em Tempo Real
  • Teste Sua Preparação Com Um Simulado Cronometrado
  • Dezenas de Provas de Concursos Resolvidos
  • Dezenas de ENEM e de Universidades de todo Brasil
  • PLATAFORMA ESPECIALIZADA PARA EAD

E tem mais! Veja só:

  • 6 bônus grátis
  • Curso lógica matemática
  • Curso matemática financeira
  • Acesso irrestrito à plataforma por 2 anos
  • Resoluções de provas anteriores
  • Curso Gênio para vestibulares
  • Bônus surpresa

Para que você tenha tudo isso e muito mais é só adquirir esse curso Gênio da Matemática pelo valor de R$ 38,00 em 12x ou à vista por R$ 390,00. Ele é o curso mais completo, moderno, informatizado e aplicável a qualquer público, além de oferecer o melhor custo benefício do Brasil!

Venha e faça parte! Junte-se a todos que estão na mesma meta em passar no Enem, vestibulares e concursos públicos! Adquira já!

Caso queira fazer alguma pergunta, fique à vontade!

Curta a nossa fanpage Gênio da Matemática e acompanhe os posts em seu feed!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.