Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Filosofia para o Enem – O que devo estudar?

filosofia para o enem

Política e ética, relação entre a razão e fé, são os principais assuntos de Filosofia para o Enem. Saiba o que deve estudar!

A Filosofia para o Enem está enquadrada na área de Ciências Humanas e suas tecnologias. Ela ganhou destaque nos estudos acadêmicos desde a sua inclusão em 2008 na rede de ensino passando a ser obrigatória.

Hoje, ela atua no último nível da educação básica refletindo a sua importância nas questões do Enem. Em 2012, para você ter uma ideia, foram 8 enunciados que abordaram reflexões filosóficas. Sendo assim, ela merece uma atenção especial nos estudos para o Enem onde contribuirá para uma nota maior.

Aqui no blog Gênio do Enem iremos fornecer para você o que deve estudar na matéria de filosofia. E também iremos dar dicas de como estudar de forma eficaz, maximizando o seu tempo e aproveitando melhor cada assunto.

Quer saber quais assuntos a estudar de outras disciplinas para o Enem? Então, convidamos você a visitar as nossas categorias abaixo relacionadas:

Ao aprender os assuntos que mais constam em cada área ficará mais fácil estudar sem perder tempo. Além disso, o estudo se torna focado, centralizado e direcionado ao que realmente importa.

Veja agora quais os assuntos de Filosofia para o Enem para que possa se aprofundar e, assim, tirar uma boa nota.

Filosofia para o Enem – Detalhe importante!

Quando se estuda filosofia para o Enem é preciso ter em mente que a questão histórica é importante. No entanto, este deve se associar com a atualidade na sociedade. O enunciado do Enem sempre irá levar um conceito filosófico para ser discutido e refletido na comunidade.

É por isso que, quando você for estudá-la, precisará avaliar como ela pode ser incutida na sociedade moderna. Além disso, como usá-la para influenciar ou melhorar o mundo hoje.

Exemplo de questão da Filosofia no Enem

Vejamos esse exemplo da disciplina de filosofia no Enem destacada na prova de questão 32, ano 2015 (caderno azul):

“O filósofo Augusto Comte (1798-1857) preenche sua doutrina com uma imagem do progresso social na qual se conjugam ciência e política: a ação política deve assumir o aspecto de uma ação científica e a política deve ser estudada de maneira científica (a física social). Desde que a Revolução Francesa favoreceu a integração do povo na vida social, o positivismo obstina-se no programa de uma comunidade pacífica. E o Estado, instituição do “reino absoluto da lei”, é a garantia da ordem que impede o retorno potencial das revoluções e engendra o progresso”

RUBY, C. Introdução à filosofia política. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado).

A característica do Estado positivo que lhe permite garantir não só a ordem, como também o desejado progresso nas nações, é ser:

  1. a) espaço coletivo, onde as carências e desejos da população se realizam por meio das leis.
  2. b) produto científico da física social, transcendendo e transformando as exigências da realidade.
  3. c) elemento unificador, organizando e reprimindo, se necessário, as ações dos membros da comunidade.
  4. d) programa necessário, tal como a Revolução Francesa, devendo portanto se manter aberto a novas insurreições.
  5. e) agente repressor, tendo um papel importante a cada revolução, por impor pelo menos um curto período de ordem.

Perceba que no texto, ele fala de pacifismo. Logo, você deverá identificar nas alternativas apresentadas essa característica sempre levando a sociedade para a paz, união.

Ao ler todas as opções, podemos notar alguns sinônimos, antônimos e palavras associadas a essa pacificação que estão presentes em uma única alternativa, a qual é a correta. Você conseguiu notar em qual está?

Desse modo, queremos mostrar que a questão do Enem ao que tange a matéria de filosofia bem como as outras, deve ser analisada notando a palavra-chave ou central de todo o texto. É preciso que você a resgate para que possa enxergar nas opções.

A única alternativa no exemplo acima que marca esse detalhe é a letra C. Ela diz várias, tais como: unificador, repressão, organização. Todas elas supõem pacifismo, embora haja luta por algum grupo opositor para que, ao final, se firme a paz.

Assim, você ao estudar os conteúdos deve sim absorver o conhecimento, mas sempre ficar de olho nessa dica! Vale a pena!

Visite também a nossa categoria de Técnicas e dicas de estudo para que aprenda como melhor usar o seu tempo e reter o máximo de conhecimento..

O que estudar em Filosofia para o Enem?

Descubra os principais assuntos que podem constar na Filosofia para o Enem e se mantenha atualizado e preparado! Pense e reflita sobre cada um e faça notas, leia em voz alta, faça vários testes.

Se você sente dificuldade em estudar outra matéria como matemática, então, conheça o curso Gênio da Matemática. É um curso online, dinâmico e interativo que vai te ajudar a dominar essa área. Clique aqui e confira como melhor estudar para o Enem usando técnicas que realmente funcionam.

Logo mais adiante, você encontrará algumas dicas para que mande bem no Enem! Veja e se prepare!

1 – Conceitos de alguns célebres filósofos

Você pode estudar vida, obra e saber alguns conceitos de célebres filósofos, os quais são:

  • Gregos: Aristóteles, Platão e Sócrates.
  • Medievais: São Tomás de Aquino e Santo Agostinho.
  • Ciência moderna: David Hume, Descartes e Immanuel Kant.
  • Política moderna: Jacques Bossuet, Thomas Hobbes e Nicolau Maquiavel.
  • Iluministas: John Locke, Montesquieu, Jean-Jacques Rousseau e Voltaire.
  • Contemporâneos: Adam Smith, Friedrich Engels, Georg Hegel, Karl Marx,

São esses os que mais podem aparecer na Filosofia para o Enem.

2 – Conheça o período histórico inserido nas ideias filosóficas

Qualquer enunciado do Enem pode abordar a questão histórica, o que era vivido na época. Não dá para desassociar filosofia de um tempo passado, não é verdade? História é falar de um marco vivido por um grupo, portanto, está totalmente inserida.

Sendo assim, você precisa estudar:

  • O tempo vivido nessa época.
  • Deverá conhecer as principais ideias e em que ano se deu.
  • Estabelecer a relação entre as ideias construídas no tempo e a sociedade dentro do seu contexto.

3 – Tenha o conhecimento além de interpretar o enunciado

Antigamente, o candidato até conseguia fazer uma boa prova de filosofia para o Enem sem ter o mínimo de conhecimento sobre o assunto. No entanto, houve mudança na formulação das questões e hoje você precisa ter um conhecimento mais específico.

Sendo assim, deverá ir a fundo no aprofundamento das ideias dos autores, saber o que de fato eles propagam e o que querem demonstrar com seus conceitos.

4 – Trabalho e liberdade durante a história da humanidade

Refletir sobre a evolução do trabalho ao longo do tempo e como isso trouxe de melhoria na vida das pessoas. Também a relação entre ter liberdade e trabalhar. Houve alguma mudança? Será que as pessoas adquiriram mais liberdade e continuam escravas no trabalho?

5 – Epistemologia

O campo de estudo da epistemologia abrange a capacidade que o homem tem de conhecer a realidade. Ela é também conhecida na área de filosofia como Teoria do Conhecimento. Assim, você pode estudar tendo a compreensão da origem da natureza e suas mudanças.

Epistemologia é como se forma o conhecimento.

6 – Bioética

A bioética é um dos temas bem recentes. Surgiu na década de 70 e tem crescido ao longo dos anos. Esse é um tema que pode constar nas provas do Enem por tratar da evolução tecnológica, as mudanças no mundo digital e sua realidade.

É importante destacar que a bioética vai mostrar soluções sobre problemas que surgiram como clonagem, alimentos transgênicos, implante de chip, dentre outros.

Sendo assim, é um campo de debate que visa estabelecer o limite ou alcance para a ciência e tecnologia de modo que não interfiram na qualidade de vida. Ela deve sempre pensar na humanidade.

7 – Indústria Cultural

O tema indústria cultural aborda não apenas o uso da cultura como forma de venda, mas usar o ser humano como finalidade vendável. O Enem pode trazer essa reflexão porque muito se discute atualmente sobre o valor cultural e sua importância para a comunidade.

A cultura pode até transparecer como importante para a sociedade, mas o uso que ela faz como meio de conseguir vender é que se torna imoral. Como se pode citar o ser humano como manobra para conseguir lucro e mais lucro.

8 – Consumismo exagerado

Um dos temas que podem também fazer parte de uma das questões do Enem é o hiper consumismo ou o consumismo exagerado. Não há nada de errado em consumir até porque torna a economia volátil, equilibrada.

O problema é quando esse consumismo já afeta a vida do ser humano e seu equilíbrio. Sabe aquele consumismo impulsivo, imediatista e sem reflexão? É justamente esse o perigo.

Dentre os sub-assuntos do consumismo exagerado está relacionado a publicidade, marketing. É importante refletir sobre os aspectos que estão levando as pessoas cada vez mais a consumirem até quando não podem ter.  E como a publicidade interfere na decisão do consumidor.

9 – Ética e moralidade

Um dos principais assuntos dos estudos de filosofia é sobre ética e moralidade. Mas, você sabe diferenciá-los? A ética significa modo de ser, caráter; já moral se refere a costumes.

Algo importante a destacar é que tanto a ética como a moralidade está inserida no dia a dia e, portanto, pode haver algum enunciado no Enem. A ética e moral sempre irá relacionar com valores.

10 – Pré- Socráticos

Eles foram considerados os primeiros filósofos alicerçando a sua base na physis, ou seja, na natureza. E nesse ambiente que eles faziam a sua observação, para encontrar as suas justificativas racionais.

Com isso, usavam elementos que eram chamados de arkhé. Esse era um elemento primordial para observar. Cada um dos teóricos pré-socráticos tinha a sua arkhé para ter embasamento de sua teoria.

11 – Platão

Em muitos enunciados do Enem ao longo dos anos traz a figura, o pensamento, a ideia de Platão. Não dá para discutir e abordar filosofia sem citar Platão. Por isso, deve ser um dos temas para estudar e absorver o máximo de conhecimento.

Platão incutiu a teoria das ideias dividindo em conhecimento sensível e inteligível. Algumas características para você saber entre o sensível e inteligível:

  • Sensível: sentidos; Heráclito (mobilismo); conhecimento falho; Doxa (opinião); não-confiável.
  • Inteligível: razão, intelecto; Pormênides (imobilismo); conhecimento verdadeiro; episteme (conhecimento); confiável.

12 – Aristóteles

Um dos mais famosos filósofos da história e que sempre está presente em alguma questão do Enem, principalmente, na área política e ética. Um importante destaque nesse assunto é ter em mente que, para Aristóteles, ser ético é ser responsável pelos seus atos para si e para os demais.

Segundo ele, ao exercer a política, o homem deve ser sempre ético. Mas, o que é um homem ético? É um homem virtuoso. E um ponto interessante que deve fixar é que a virtude segue uma linha mediana (meio termo ou justa medida).

Sendo assim, o homem não pode ser escasso na virtude tampouco excessivo, pois isso prejudica a sua formação de ética.

Dicas para que mande bem no Enem em Filosofia

Algumas dicas para que você possa se atentar na hora de estudar como também no momento em que se deparar com a prova!

  • Perceba que há nas questões que abordam as formas de governo e as estruturas de organização social.
  • Os filósofos que mais aparecem nos enunciados são: Aristóteles e Platão. Por isso, convém estudá-los com maior ênfase.
  • Há mais abrangências nas questões políticas. Fique sempre atualizado.
  • Principais autores presentes: Voltaire, Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rosseau, Denis Diderot, Heidegger, Michel Foucault, Sartre, Augusto Comte.
  • Antes de ler o enunciado em si, preste atenção no autor do texto que aparece em caixa alta logo embaixo. Ele está em tamanho de fonte pequeno.
  • Ética é um dos temas mais corriqueiros e, por isso, pode constar nesse ano.

Você percebeu que os assuntos de filosofia para o Enem são relacionados e um assunto está atrelado a outro. Por isso, ao estudá-los, perceba esse detalhe. Quando você estuda um assunto, na verdade, está lidando com outro e assim por diante. Desse modo, irá saber o conhecimento como um todo.

Caso você queira deixar um comentário, fique à vontade. Compartilhe também com os seus amigos.

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.