Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Técnicas e dicas de estudo

COMO SE SAIR BEM NAS PROVAS

Mais do que como se sair bem nas provas, você deve saber quais são as três coisas mais importantes na vida para que qualquer pessoa possa atingir qualquer objetivo que ela queira. Sabe quais são?

Como Se Sair Bem Nas Provas

Como Se Sair Bem Nas Provas

1 – Disciplina

2 – Disciplina –  E adivinha qual é a terceira?

3 – Disciplina, claro.

É com a disciplina que você pode dominar as suas paixões que atrapalham tanto na hora de se preparar para uma prova, ou mesmo para qualquer outro objetivo que você tenha.

Há alguns anos era mais fácil ter foco, ficar ligado apenas naquilo que era importante. Mas, com os avanços tecnológicos ficou difícil resistir a tanta distração: as redes sociais, as mil funcionalidades dos novos celulares, os jogos cada dia mais aperfeiçoados, e por aí vai…

Precisa lembrar que o tempo voa, enquanto você se distrai, outros estudantes mais focados estão se preparando para se sair bem nas provas, buscando informações relevantes, escolhendo os caminhos que querem seguir.

Passar em provas nunca foi fácil, sempre dá aquele friozinho na barriga, isso é normal. Se vai se preparar para um vestibular ou uma prova do Enem, então você precisa ficar informado sobre o assunto.

FAÇA PERGUNTAS

Existe um ditado muito sábio que diz: “as respostas estão nas perguntas”.

Pegue um caderno e uma caneta e escreva uma lista de perguntas sobre sua vida, seus estudos, sua futura profissão, etc.

Você pode fazer perguntas do tipo: O que eu pretendo estar fazendo daqui a dez anos? Quanto estarei ganhando? Como será minha vida? Que curso farei na universidade? Vou estudar numa escola pública ou particular? Como farei isso? O que fazer para chegar onde quero? Devo fazer o vestibular tradicional ou o Enem? Ou os dois? …

Você vai ficar impressionado(a) com a quantidade de assuntos que precisa pesquisar, ir a fundo.

Para você saber que caminho tomar, primeiro deve saber para onde quer ir, certo?

Assim que  descobrir de verdade o que quer fazer, você deve planejar como vai chegar lá.

Se sua meta é fazer o Enem, por exemplo, antes mesmo de pegar pesado nos estudos, comprometa-se consigo mesmo. Seja seu melhor amigo e assim ficará feliz quando conseguir se sair bem nas provas.

Saiba que sua vida terá que mudar. O dia continuará tendo 24 horas, e se você quiser ter um bom desempenho nas provas tem que cortar as atividades que estão fora do seu objetivo.

Você terá que escolher o que é mais importante fazer: jogar conversa fora com os amigos ou resolver exercícios; perder horas em frente a TV ou treinar redação; curtir o  momento ou preparar o seu futuro. A escolha será sempre sua.

Converse com os amigos sobre sua decisão, descubra quem tem os mesmos objetivos de se sair bem nas provas e forme um grupo sério de estudos.

Não chame aqueles que não estão comprometidos ou levam tudo na brincadeira.

Essa não é uma tarefa fácil, pois todos terão que ter foco e se dedicar. Mas tem os seus benefícios, quando alguém estiver desanimado os outros ajudam.

Mas não estude sempre em grupo, o ritmo é mais lento. A maior parte do tempo você deve estudar sozinho, o foco é maior.

Fale com sua família sobre sua nova decisão de estudar pra valer. Peça a ajuda de todos. Eles deverão respeitar seus horários de estudo em casa.

Se ficar difícil estudar em casa tente uma biblioteca, um parque, um Café calmo perto de casa.

Outros com quem você deve manter contato são os professores. É certeza que eles te darão apoio, e alguns se colocarão à disposição para te ajudar até fora da sala de aula.

FAÇA UM CRONOGRAMA

Existem vários sites que trazem modelos de cronogramas bastando apenas preencher os horários e as disciplinas.

Alguns até vem prontos, mas não recomendo. Só você sabe quando e quanto estudar. Em minha opinião cronogramas são personalíssimos.

Se você faz atividades extra-curriculares que podem ser retomadas depois, abandone-as. Concentre-se apenas no que será cobrado nas provas.

Você não deve deixar de praticar esportes, porém, otimize ao máximo essa atividade.

PROVAS DO ENEM

Resolva as provas antigas. Mas não no começo dos estudos, pois se você não for bem pode desanimar. A

Provas do Enem

Provas do Enem

resolução das provas serve apenas para a sua mente se acostumar com o tipo de questões. Não se preocupe com erros ou acertos.

Época de preparação para provas deve ser de entrega total, então viva essa entrega 24 horas por dia. Pense sobre isso, fale sobre isso, sonhe com isso. Não fuja do seu objetivo. Quando terminar você vai perceber o quanto valeu a pena.

Tanto para o vestibular comum como para as provas do Enem existe uma listagem de livros para ler. Não deixe para o final. Comece a ler assim que tiver os títulos em mãos. Leia em filas de banco, de mercado, nos ônibus, trens etc.

Leia-os nos horários de descanso, como parte do lazer. Mas não leia apenas os resumos, leia as obras inteiras.

Faça investimento nos melhores materiais. Pesquise antes e veja o que tem de melhor. Só depois adquira, ou peça emprestado, ou pegue na biblioteca. O importante mesmo é que esteja atualizado.

Prepare-se sempre para os contratempos, tenha certeza, eles aparecerão. Não desanime ou fique irritado(a), isso é normal e acontece com todos os estudantes que estão se dedicando. Contornar os percalços com paciência é o melhor remédio.

SIMULADO ENEM PARA SE SAIR BEM NAS PROVAS

Quer ter uma noção do que vai cair na prova? Então faça os simulados. Muitos sites na internet tem simulados para você treinar. Alguns são pagos, outros não. E os preços não são elevados.

Simulado Enem

Simulado Enem

Quando se cansar de textos, troque por vídeos didáticos.

Se você tiver dinheiro para investir num cursinho pode ser uma boa ideia. Eles direcionarão seus estudos, otimizarão seu tempo e ainda darão muitas dicas importantes.

Saber dizer não é uma arte. Aprenda a dizer não sem magoar as pessoas. Mas seja firme, o que está em jogo é o seu futuro. Você é que deve cuidar dele. Saiba dizer NÃO se quer se sair bem nas provas.

Não se ache incompetente ou incapaz se não entender algum ponto da matéria, ou não conseguir resolver algum exercício. Isso ocorrerá muitas vezes, é perfeitamente comum.

Não adianta ficar se lastimando, procure a ajuda de professores, amigos, vídeos do YouTube, Yahoo Respostas, enfim. Informação é o que não falta.

Cada indivíduo aprende de uma maneira diferente. Alguns tem mais facilidade com a audição, para esses ouvir os textos funciona bem. Se você for desse tipo, leia seus resumos em voz alta.

Existem pessoas que se dão melhor usando a visão. Esses alunos devem abusar de cores, imagens, mapas mentais, textos, etc.

SITE DO ENEM

Fique ligado no site do Enem. Acesse todo dia para ver se tem novidades. Não deixe passar nada.

Site do Enem

Site do Enem

Inscreva-se também em blogs que falam sobre o assunto, assim cada vez que surgir alguma novidade eles te mandam um e-mail.

Lembre-se que a constância e a disciplina são melhores do que o afobamento e o estresse. Faça um ótimo programa de atividades e seja comprometido com ele.

Não precisa se matar de estudar para se sair nas provas, ou se entregar ao nervosismo. Faça o seu melhor, um dia de cada vez.

Seja corajoso(a). Saiba que muitas pessoas, mas muitas mesmo, deixaram passar essa oportunidade de se dedicar aos estudos na época certa e se arrependeram por isso.

INSCRIÇÕES ENEM

As inscrições para as provas do Enem são feitas pela internet. Só pela internet. Não perca os prazos.

Inscrições Enem

Inscrições Enem

Essas pessoas que perderam a chance costumam culpar o destino, a família, o governo, os amigos, a escola, etc.

Não seja como elas, assuma a responsabilidade pelo seu futuro. É claro que a ajuda das pessoas é sempre necessária. Mas nada vai acontecer se você não quiser, se não se empenhar. Não é apenas para se sair bem nas provas, mas também uma lição para a vida inteira.

Alguns ainda dizem que existe sorte.

Li em algum lugar a definição de sorte e achei o máximo!

Sabe o que é sorte? “Sorte é o encontro da oportunidade com a preparação.”

Consulte os sites –   inep enem    –    inscrições enem

Boa sorte nos estudos.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário abaixo.

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.