Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Técnicas e dicas de estudo

Como estudar para o Enem sozinho

Como estudar para o Enem sozinho

Como estudar para o Enem sozinho sabendo  que a disputa por uma vaga nas instituições de ensino superior é acirrada, não é mesmo?

Estudar para o Enem sozinho

Estudar para o Enem sozinho

Cada ano aumenta o número de inscritos, mas nem sempre isso é assustador. Muitos desses candidatos não estão sequer preparados para o exame.

Por isso, se você estiver estudando e buscando novas maneiras de crescer o seu desempenho nos assuntos que constarão na prova, pode estar a frente deles alcançando êxito e nota excepcional.

Se você souber dirigir um estudo organizado e focado, sem dúvida, obterá excelentes resultados. E, dessa forma, sua chance de ingresso fica mais perto do que imagina! Então, é a hora de arregaçar as mangas e lutar pelo seu objetivo.

Abaixo estão conselhos de um médico que estudou sozinho para passar nos exames e entrar na faculdade de medicina. 

Não importa quais são os exames que você precisa passar, se Enem ou outro qualquer, estas ações podem ajudá-lo a estudar melhor e alcançar pontuações mais altas.

Como estudar para o Enem sozinho?

A grana está apertada e você pretende estudar para o Enem sozinho?

Então, se liga nestas dicas de quem já alcançou aprovação e hoje compartilha para outras pessoas.

1 – Sinta-se motivado!

Primeiro de tudo, sinta-se motivado para estudar. Se você não pode motivar-se para estudar isso é provavelmente porque suas escolhas de carreira e a razão pela qual precisa passar no exame não são as melhores.

Talvez, você se sinta desanimado ou intimidado com tanto conteúdo e sem tempo para ver tudo que precisa. Mas não se desespere!

Estude com calma e faça disso uma rotina. Quando realmente queremos realizar algo da profundidade do coração, amamos todos os passos da jornada. 

Nos sentimos bem aprendendo algo novo ou estudando por um alvo.

Portanto, reveja a sua situação e sinta essa grande motivação para estudar ou reformular seus objetivos.

2 – Tenha boas referências

Selecione uma boa referência para todas as disciplinas que você precisa estudar. Nem todos os livros didáticos ou todos os materiais de referência são bons o suficiente para ajudá-lo a passar na prova do Enem.

Você precisa escolhê-los com sabedoria, pois eles serão a base do seu caminho como autodidata de sucesso. 

Vá a uma biblioteca ou livraria e obtenha um livro-texto principal para cada disciplina, escolha as que forem mais completas e tenha questões de revisão após a explicação teórica.

Verifique o programa do Enem e o índice de cada livro. Pergunte também ao livreiro ou ao bibliotecário qual é a opção mais respeitada e recomendada pelo mercado. Escolha os melhores. Você precisa de livros completos, porque em uma etapa seguinte você fará suas próprias notas com base neles.

3 – O ambiente deve ser silencioso

Encontre um lugar calmo, organizado, limpo e agradável para estudar. Isso parece ser um acessório sem importância, mas é fundamental.

Tome este conselho muito a sério. Se em sua casa você não conseguir garantir um lugar próprio e exclusivo para você, procure-o em outro lugar. 

Enão faça bagunça desse pedaço do paraíso, mantenha seus materiais organizados.

4 – O tempo deve ser planejado e projetado  

Planejeseu tempo para o estudo de todas as disciplinas. É altamente recomendável que você estude as disciplinas uma a uma, não misturando todas elas.

Por exemplo, se você precisar estudar matemática, estude-a por três semanas ou mais, se necessário, e somente depois disso, vá para outra disciplina.

Esse método garantirá que você esteja focando no aprendizado do conteúdo da disciplina e seu tempo será gasto com mais eficiência.

Portanto, planeje sua programação usando semanas (não dias ou, pior ainda, horas) para cada disciplina. 

É claro, depois de concluir o estudo de toda uma disciplina, você deve revisar periodicamente suas anotações sobre a disciplina e resolver problemas relacionados para atualizar seu conhecimento.

5 – Leia livros didáticos e jornais  

AgoraAgor você está pronto, tudo o que você precisa fazer é ler os livros didáticos fazendo resumos de seu conteúdo. Imagine que você esteja estudando toda a biologia.

Comece a ler o primeiro capítulo de seu livro de biologia e faça anotações sistemáticas e organizadas de todos os conceitos que você sabe que são necessários para você aprender ou lembrar no dia da prova do Enem.

Seu objetivo aqui é produzir seu próprio material manuscrito para referência completa, a fim de estudar mais tarde usando esse material feito por você e não o livro didático. 

Tenha isso em mente e você produzirá grandes notas resumidas de todas as disciplinas.

Outro ponto essencial é se manter atualizado com as principais notícias ao redor. 

Mantenha-sea par de tudo que seja polêmico e de grande destaque na mídia. Isso vai te ajudar nas respostas das questões.

6 – Faça muitos testes!

Finalmente, não esqueça de resolver questões. A resolução de problemas é fundamental. 

Resolvaas perguntas do livro depois de estudar o capítulo relacionado. Mas ainda mais importante é resolver problemas de pelo menos os cinco exames anteriores do Enem que você vai enfrentar. 

Faça isso depois de revisar uma disciplina inteira. Estudar para o Enem sozinho não é tão difícil como parece ser.

Que essas dicas de estudo sejam úteis para você conquistar essa nota que precisa no curso que deseja!

Nósdo blog Gênio do Enem esperamos que se realize isso nesse ano ainda. E se quiser aprender matemática e português estudando em casa, então, adquira um dos cursos mais renomados do Brasil: o curso Gênio da Matemática.

Clique aqui e saiba como você pode dominar essas duas disciplinas facilmente!

Comente se gostou e compartilhe em seu feed!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.