Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Técnicas e dicas de estudo

Como estudar melhor para provas do Enem

Nem sempre você pode estar estudando da forma mais inteligente, não é mesmo? Aprenda como estudar melhor para provas do Enem com estes métodos de estudos eficazes!

Como estudar melhor para provas do Enem

Como estudar melhor para provas do Enem

A vida de um estudante não para. Durante os estudos do ensino médio, chega a prova do Enem que acaba deixando muitos atordoados. Nesse contexto, é de suma importância você aprender em como estudar melhor para provas, pois isso dependerá a qualidade de seu desempenho no Enem.

Aqui o Gênio do Enem irá explorar alguns métodos de estudos eficazes que farão com que você maximize o seu tempo. Não é o tanto que você estuda, mas a maneira mais inteligente de como utilizar esse tempo de estudo.

Pensando nisso, sempre procure formas criativas de como estudar melhor para provas do Enem, pois assim garantirá boas pontuações, certamente!

Para te ajudar nisso, visite as nossas categorias abaixo e leia cada conteúdo já publicado em nosso blog.

Como estudar melhor para provas do Enem

Aqui estão tudo que precisa saber de como estudar melhor para provas do Enem! Anote, revise e aplique em seus estudos diários. Sem dúvida, obterá grandes resultados em pouco tempo de aplicação!

1 – Revise a informação do que aprendeu, periodicamente

A revisão periódica é essencial se você deseja que a informação da sua memória de curto prazo se estenda para a sua memória de longo prazo. Isso o ajudará a obter melhores notas nas provas do Enem.

À medida que a pesquisa (Cepeda, N. 2008) se mostra, a revisão periódica ultrapassa a técnica de estudo que descreve que você deve revisar tudo de uma única vez.

O intervalo ótimo de revisão varia, dependendo de quanto tempo você deseja manter a informação. Mas muitos alunos experimentaram um bom resultado ao aplicar os seguintes intervalos de revisão abaixo:

  • 1ª revisão: 1 dia depois de aprender as novas informações
  • 2ª revisão: 3 dias após a 1ª revisão
  • 3ª revisão: 7 dias após a 2ª revisão
  • 4ª revisão: 21 dias após a 3ª revisão
  • 5ª revisão: 30 dias após a 4ª revisão
  • 6ª revisão: 45 dias após a 5ª revisão
  • 7ª revisão: 60 dias após a 6ª revisão

2 – Sente-se na frente em sala de aula

Se você for escolher onde se sentar durante a aula, dê preferência para sentar na frente. Estudos mostram que os alunos que se sentam na frente tendem a obter maiores pontuações nas provas (Rennels & Chaudhari, 1988).

Os resultados médios dos alunos, dependendo de onde eles se sentaram em aula, são os seguintes (Giles, 1982):

  • Cadeiras da frente: 80%
  • Cadeiras intermediárias: 71,6%
  • Cadeiras posteriores: 68,1%

Essas descobertas foram obtidas sob condições em que os lugares sentados foram atribuídos por professores.

Isso significa que não é apenas um caso dos estudantes mais motivados que escolheram se sentar na frente. Ou se os alunos menos motivados escolheram se sentar na parte de trás.

Ao estar na frente, você poderá ver o quadro e ouvir o professor com mais clareza, e sua concentração também irá melhorar.

Agora você sabe onde estão os melhores lugares em sua sala aula! Pratique esse detalhe na próxima vez que estiver na escola, cursinho, faculdade.

received_1035368899927781-1-768x384-2

3 – Não faça várias tarefas

Os dados são conclusivos: a multitarefa torna você menos produtivo, mais distraído e mais desligado. Estudos mostram que mesmo as pessoas afirmarem ser boas na multitarefa não é realmente melhor do que as médias pessoas.

Estudantes eficazes se concentram apenas em uma coisa por vez. Portanto, não tente estudar enquanto também responde intermitentemente mensagens de texto, assiste TV e verifica o seu feed no facebook.

Aqui estão algumas sugestões para melhorar a sua concentração:

  • Desligue as notificações no seu celular
  • Afaste seu telefone de perto de você ou deixe-o no modo avião
  • Saia de todos os programas de mensagens instantâneas
  • Desligue o acesso à Internet do seu computador/notebook
  • Use um aplicativo que te auxilia no estudo
  • Feche todas as janelas do navegador da internet que não estão relacionadas à tarefa em que você está trabalhando
  • Limpe a desordem da sua área de estudo

4 – Escreva a mão em vez de usar seu computador/notebook

Os cientistas recomendam isso, e não apenas porque você é mais provável que ceda nas distrações online ao usar seu computador/notebook. Mesmo quando os PC`s são usados apenas para digitações, o aprendizado é menos efetivo (Mueller, P. 2013).

Por quê?

Porque os alunos que escrevem manualmente tendem a processar e reformular a informação. Em contraste, os que tomam notas do computador/notebook tendem a anotar o que o professor diz palavra por palavra, sem primeiro processar a informação.

Desse modo, os alunos que tomam notas à mão melhoram em testes, provas e exames. Por isso, você deve aplicar esse método de como estudar melhor nas provas do Enem para que tenha boa nota!

5 – Anote as suas preocupações

Será que vou fazer isso neste exame do Enem? E se eu esquecer os conceitos-chave e as equações? E se a prova do Enem for mais difícil do que o esperado?

Esses tipos de pensamentos provavelmente corroem a sua cabeça antes de fazer um exame como o Enem, não é mesmo? Mas se esses pensamentos funcionam de forma muito intensa, a ansiedade que acompanha pode afetar as suas notas.

Aqui está a solução…

Em um experimento, pesquisadores da Universidade de Chicago descobriram algo valioso! Os alunos que escreveram sobre seus sentimentos sobre um próximo exame por 10 minutos melhoraram muito mais do que os alunos que não o fizeram.

Os pesquisadores dizem que essa técnica é especialmente eficaz para os seus hábitos em como estudar melhor para provas.

A psicóloga Kitty Klein também mostrou que a escrita expressiva, na forma de jornal, melhora a memória e a aprendizagem. Klein explica que essa escrita permite que os alunos expressem seus sentimentos negativos, o que os ajuda a ficar menos distraídos com esses sentimentos.

Para ficar menos ansioso, pegue 10 minutos e anote todas as coisas relacionadas ao próximo exame que você está preocupado. Como resultado deste exercício simples, você obterá melhores notas em sua prova do Enem.

Gostou dessas dicas de hoje? Comente qual o tópico que mais lhe chamou atenção! Compartilhe também com os seus amigos e os ajude a melhorar em seus estudos!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.