Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Matemática e suas Tecnologias Técnicas e dicas de estudo

Como estudar matemática – 7 dicas para resolver problemas

A matemática é uma disciplina que cada aluno deve estudar constantemente. Alguns adoram, outros nem tanto. Mas se formos honestos, a maioria das pessoas odeia estudar matemática.

Estudar matemática resolvendo problemas facilmente

Estudar matemática resolvendo problemas facilmente

A sua importância hoje nunca foi tão prominente, tanto no Enem como nos vestibulares, concursos públicos. Sendo assim, é preciso saber como estudar matemática de forma eficaz e que realmente você venha a aprender.

A maioria dos cursos universitários inclui algum nível de matemática, enquanto quase todas as profissões usam de alguma forma no dia a dia.

O problema que muitos alunos têm é que eles não sabem como estudar matemática para obter bons resultados.

“Para resolver problemas de matemática, você precisa conhecer a matemática básica antes de começar a aplicá-la” – Catherine Asaro

Matemática é um daqueles assuntos que você pode facilmente passar horas estudando, mas acabar sem saber de muita coisa. Por mais que você tenha estudado, se não conseguir resolver o problema no dia do teste, estará perdido.

Felizmente, existem algumas técnicas para estudar matemática que você pode aplicar em seus estudos para o Enem, independentemente qual seja o seu nível.

Leia também…

7 dicas para estudar matemática resolvendo problemas

Aprenda estas 7 dicas fantásticas para resolver quaisquer problemas que encontre na disciplina de matemática! Descubra como potencializar a sua mente ao estudar matemática!

1 – Prática, prática e mais prática

É impossível estudar matemática corretamente apenas lendo e ouvindo. Para estudar matemática, você tem que arregaçar as mangas e, resolver alguns problemas.  Quanto mais você pratica responder os problemas de matemática, melhor será para o seu aprendizado.

Cada problema tem suas próprias características e é importante ter resolvido de várias maneiras antes de enfrentar o Enem. Não há como escapar dessa realidade, então, atingir uma boa pontuação em matemática, significa ter resolvido uma série de problemas anteriormente.

2 – Reveja os erros

Quando você está praticando esses problemas, é importante trabalhar com o processo para cada solução. Se você cometeu algum erro, deve revisá-los e entender onde suas habilidades de resolução de problemas permitem que vá.

Compreender como você abordou o problema e onde você fez errado é uma ótima maneira de se tornar mais forte e evitar os mesmos erros no futuro.

3 – Domine os conceitos-chave

Não tente memorizar os processos. Isso é contraproducente. É muito melhor e gratificante no longo prazo se concentrar na compreensão do processo e da lógica envolvidos. Isso irá ajudá-lo a entender como você deve abordar esses problemas no futuro.

Lembre-se de que a matemática é um assunto sequencial. Pensando nisso, é importante ter uma compreensão firme dos conceitos-chave.

Até porque são eles que sustentam um tópico matemático. Por isso, ao avançar para trabalhar em outras soluções mais complexas, você deve se basear na compreensão do básico.

received_1035368899927781-1-768x384-2

4 – Compreenda suas dúvidas

Às vezes, você pode ficar preso tentando resolver parte de um problema de matemática e achar difícil avançar para o próximo estágio. É comum que muitos alunos ignorem essa questão e continuem com a próxima.

Você deve evitar fazer isso e, em vez disso, gaste tempo tentando entender o processo de solução do problema. Uma vez que você compreendeu o problema inicial, pode usar isso como um passo para avançar para o restante da questão.

Lembre – se: estudar matemática requer tempo e paciência para dominar.

É uma boa ideia estudar com um amigo com quem você pode consultar e recuperar ideias ao tentar resolver problemas complexos.

5 – Crie um ambiente de estudo livre de distração

A matemática requer mais concentração do que qualquer outra disciplina. Um ambiente de estudo apropriado e uma área livre de distração podem ser o fator determinante na resolução de equações complexas ou problemas de geometria, álgebra ou trigonometria!

Estudar com música pode ajudar a criar uma atmosfera relaxante e estimular o fluxo de informações. Ter música de fundo adequada pode promover um ambiente de concentração máxima como a música instrumental, a qual é a melhor coisa nestes tempos.

6 – Crie um dicionário matemático

Matemática tem terminologia específica com muito vocabulário. Sugerimos que você crie notas ou flashcards com todos os conceitos, terminologia e definições que você precisa saber.

Você deve incluir seus significados, alguns pontos-chave e até mesmo algumas respostas de amostra para que possa consultá-los a qualquer momento e recapitular.

7 – Aplique matemática em problemas da realidade

Tanto quanto possível, tente aplicar problemas do mundo real quando se aproximar da matemática. Elas podem ser muito abstratas, por vezes, então, procure uma aplicação prática, pois ajudará a mudar sua perspectiva e assimilar idéias de maneira diferente.

A probabilidade, por exemplo, pode ser usada na vida cotidiana para prever o resultado de algo acontecendo. Também determinar se você quer correr um risco, como se devesse comprar um bilhete de loteria ou apostar.

Caso você tenha interesse em aprender matemática de uma forma rápida, consistente e com um dos melhores professores do Brasil, então, conheça o curso Gênio da Matemática! É um curso online, totalmente dinâmico, com um conteúdo programático voltado para o Enem, vestibulares e concursos.

Para saber mais detalhes e informações de como funciona, acesse a plataforma Curso Gênio da Matemática e fique por dentro de tudo! Junte-se aos que estão conquistando aprovação e obtendo excelentes resultados!

Gostou dessas 7 dicas para melhorar os seus estudos de matemática? Esperamos que sim! Comente qual o tópico ou trecho que mais lhe chamou atenção!

Compartilhe também para que mais e mais pessoas possam aprender!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.