Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Matemática e suas Tecnologias Técnicas e dicas de estudo

5 dicas para melhorar as notas de matemática

Melhorar as notas de matemática

Melhorar as notas de matemática

Melhorar as notas de matemática é o alvo de muitos candidatos que irão fazer o Enem. Se esse é o seu caso, descubra com estas 5 dicas simples, mas eficazes!

Muitos estudantes e candidatos para a prova do Enem buscam saber de técnicas para aprender melhor matemática. Aqui estão as 5 melhores estratégias que se aplica a qualquer nível de conhecimento que você se encontra.

Caso esteja estudando e se preparando para a prova de matemática, então, certamente, essas dicas irão ampliar a sua visão e obter mais resultados. Confira abaixo e aplique-as!

Leia também…

5 dicas para melhorar as notas de matemática

1 – Se você não entender algo, concentre-se em dominar esse tópico antes de passar para o próximo

Parece simples, mas é absolutamente essencial. Digamos que você está aprendendo Álgebra, por exemplo. Além disso, vamos dizer que está tendo dificuldade em entender como adicionar e subtrair números negativos e positivos. Todos nós lutamos com isso no início, pois é um ponto chave para a maioria dos alunos.

Alguns alunos nessa situação, por frustração de que “não podem” aprender esse tópico, passarão para a próxima lição com a esperança de que possam entender esse. Isso é uma receita para o desastre.

A matemática é muito como aprender a ler. Se você não conhece seus sons de letra, então não tem esperança de ouvir as palavras corretamente. É, claro, não há como ser possível que você possa ler um livro.

Todos os cursos de matemática são ministrados em uma seqüência específica, porque cada tópico se baseia no tópico anterior. Se você está tendo problema com um tópico, continue trabalhando com ele até que o entenda. E também até que possa trabalhar com esses problemas e tenha alcançado sucesso.

Observe aos vídeos-aulas novamente, compareça às aulas particulares, leia o livro e exemplos pela segunda vez, ou até obtenha um livro totalmente diferente para que ele seja explicado de maneira diferente.

Mas, seja o que for, não passe adiante ou vire a página. Não enfrente o próximo tópico. Se você fizer isso, ficará ainda mais frustrado e a probabilidade é que começará a desistir de ter esperança em aprender matemática.

Se você aplicar essa primeira dica, você irá melhorar as notas de matemática substancialmente.

2 – Trabalhe exemplos de problemas e verifique suas respostas para ganhar prática com cada lição

Toda a premissa das aulas é “aprender com o exemplo”. E essa, simplesmente, é a maneira mais fácil de melhorar as notas de matemática.

Depois de assistir a seção curso ou vídeo-aula e ler a seção em seu livro, comece a trabalhar exemplos a partir do final do capítulo.

Certifique-se de trabalhar os problemas que têm respostas no verso do livro e verifique todos. Sempre comece com o problema mais fácil no seu livro, mesmo se você achar que será muito “fácil” de resolver.

É muito importante construir a sua confiança. É por isso que as lições do vídeo-aula começam com problemas mais fáceis de que ninguém terá qualquer problema de compreensão. Gradualmente, trabalhe com mais dificuldades e problemas de seu livro e verifique sua resposta para cada um.

Depois de trabalhar uma dúzia ou mais problemas da seção (duas dúzias são melhores), você está pronto para passar para a próxima seção. Muitos alunos querem arar com uma lição apenas para chegar ao próximo.

Você não pode simplesmente ler uma seção em um livro de matemática e se tornar um especialista nessa seção. Deve resolver problemas. Se você não pode trabalhar problemas, então não está pronto para seguir em frente.

A boa notícia é que os problemas de trabalho gerarão sua confiança e a confiança é 100% o nome do jogo em matemática.

3 – Ao começar a trabalhar um problema de matemática, não “mapeie um caminho do problema para responder” na sua cabeça antes de escrever qualquer coisa no papel

Os professores veem isso quase todos os dias. É muito comum quando alguém olha um problema de matemática que eles tentam “descobrir” em sua cabeça antes de escrever qualquer coisa. Como exemplo, veja o caso da Álgebra.

Quando um aluno principiante olha para uma equação, ele ou ela será tentado a resolver a equação em sua cabeça e não escrever nada no papel. Os alunos estão tentados a fazer isso com maior freqüência com problemas de Word.

Uma vez que um problema de palavra está escrito em forma de sentença, é comum pensar que você pode “pensar o seu caminho para a resposta”. Eu, como professor de matemática, digo que nunca resolvi nenhum problema de matemática sem anotá-lo.

O que você precisa fazer é começar escrevendo primeiro o problema. Então você começa a resolvê-lo um passo de cada vez. Anote mesmo as coisas simples. O que precisa garantir é que cada passo que escreve é perfeitamente legal.

Em outras palavras, se estiver resolvendo uma equação, por exemplo, e subtrair “10” de ambos os lados … diga isso.

Então na próxima etapa, realmente, faça essa subtração. Então, se você precisa dividir ambos os lados por “2”, escreva isso adiante. Então na próxima etapa, realmente, faça a divisão.

4 – Quando você estuda e fizer o dever de casa, tente encontrar um lugar calmo para fazê-lo

Muitos irão dizer que esse detalhe é uma besteira. Além disso, muitos alunos costumam ouvir música o tempo todo enquanto tenta fazer a lição de casa. E, para melhorar as notas de matemática, é preciso ter silêncio e calmaria.

Outros, gostam também de deixar a TV ligada ouvindo aquele “ruído de fundo” enquanto estuda. Ao longo do tempo você perceberá que, se tiver um lugar calmo sem o ruído de fundo, poderá se concentrar muito melhor.

As pessoas adoram ouvir música enquanto estudam, mas você se convence de que é muito mais eficaz se você não fizer isso. Pelo contrário, encontrar um local calmo, sem barulhos, com total silêncio para se concentrar.

received_1035368899927781-1-768x384-2

5 – Se alguém lhe pedir ajuda, tente explicar o tópico para eles da melhor forma

Essa estratégia pode parecer um pouco estranha para esse post! No entanto, existe uma verdade universal. Aqueles que podem ensinar aos outros têm uma verdadeira compreensão do material.

Muitas vezes, ao estudar em grupos, haverá um membro desse grupo que está atrasado no assunto e não consegue aprender o assunto. Tente ajudar essa pessoa, mesmo que seu próprio trabalho demore mais.

Não só você sentirá útil ajudando alguém a ter sucesso, mas o processo de reformular a informação fará com que memorize. Além disso, o ato de explicar detalhadamente aumentará sua própria compreensão.

Isso irá ajudá-lo a entender em um nível fundamental quais os obstáculos para o tópico, o que o ajudará enquanto você segue seus estudos de matemática.

Conseguiu assimilar essas 5 dicas para melhorar as notas de matemática? Que tal começar a aplicar em sua rotina de estudos para o Enem? Agora, é praticar!

Comente qual o tópico que você mais gostou e qual precisa urgentemente aplicar em sua vida. Se desejar, compartilhe esse post e ajude outros a aprenderem matemática!

960x171-anuncio-blog-genio
Loading Facebook Comments ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.