Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Técnicas e dicas de estudo

Estratégias simples para ser eficaz na prova Enem e vestibulares

Ser eficaz na prova Enem e vestibulares realmente não é algo muito difícil. Assim, é totalmente possível a qualquer estudante que se dedica e aplica as estratégias simples que listamos adiante.

Então, embora você aplique uma ou duas das técnicas de estudo, a prática contínua deve ser uma prioridade.

Além disso, você deve praticar desde o primeiro dia em que estiver estudando, seja em casa, online ou em sala de aula. E, dessa maneira, terá um resultado muito mais amplo e um melhor desempenho. Portanto, basta você se dedicar, se esforçar!

Estratégias simples para ser eficaz na prova Enem e vestibulares

Para obter o máximo de sua capacidade, aqui no blog Gênio do Enem separamos algumas estratégias simples. Então, confira e faça as aplicações em seus estudos!

1 – Gerencie seu tempo com eficácia

Saber que todos nós temos 168 horas por semana, todos sabem, mas nem todo mundo consegue administrar bem o seu tempo. Logo, a diferença entre um estudo ruim, um bom e um ótimo, geralmente, se resume à eficácia com que cada um gerencia e usa seu tempo.

Provavelmente, você já se perguntou ao final de uma semana longa, corrida e agitada: “Para onde foi todo o meu tempo?” ou “Por que não consegui realizar tudo o que precisava?”

Na maioria das vezes, a resposta não é porque você não fez nada ou não estudou muito, mas sim porque você não estudou de maneira inteligente. Portanto, a gestão do tempo não se trata de “atividade”, mas de “produtividade”.

Produtividade e não atividade

A produtividade e não a atividade é que deve ser o seu objetivo. Então, você não deve apenas se matar de estudar, e sim executar de forma inteligente.

Assim sendo, aqueles que estudam de maneira inteligente têm habilidades eficazes de gerenciamento de tempo.

Desse modo, o gerenciamento eficaz do tempo é essencial. E ela serve para aumentar a produtividade, bem como ser eficaz na prova Enem e vestibulares.

Para isso, analise em sua rotina como estão sendo os assuntos estudados. Além disso, se estão sendo bem aproveitados e se você está aprendendo os conteúdos.

E se você notar que não está bem, então, o curso Gênio da Matemática pode te ajudar. Para isso, clique aqui e saiba como funciona!

2 – Comece a revisar uma semana antes da prova Enem e vestibulares

Cerca de uns meses antes da prova Enem e vestibulares, pare e escreva um plano de preparação. Logo, cada prova da área de conhecimento que você fizer será um diferente. Portanto, faça um plano de preparação para cada prova que você desenvolverá, inclusive, a de redação.

Assim sendo, em seu plano, você deve decidir quantas horas precisará estudar. Como também como alocar essas horas em sua rotina.

Há duas maneiras de fazer isso, eis abaixo:

1 – Identifique os materiais de estudo e técnicas mais importantes para a prova (ou seja, revisar notas, problemas práticos etc);

2 – Analise quanto tempo deve ser alocado para cada uma das provas

Por exemplo, se você está se preparando para uma prova de geometria, a técnica de estudo mais eficaz pode ser problemas práticos atribuídos nas aulas.

Se for uma prova de história para o qual você está se preparando, revise as anotações da aula. Ademais, o estudo em grupo pode ser sua melhor forma de aumentar o seu desempenho.

Agora, tenha em mente que para ser eficaz na prova Enem e vestibulares, você deve fazer uma revisão dos assuntos estudados uma semana antes, e não estude!

Boa revisão não substitui o estudo deficiente

Então, você deve empregar técnicas e hábitos de estudo eficazes ao longo de todo o semestre. Também uma boa revisão não substitui o estudo deficiente.

Por isso, não espere começar a estudar uma semana antes de uma prova e ter um bom desempenho. Assim, a chave para aumentar o seu desempenho é empregar técnicas e hábitos de estudo eficazes durante todo o semestre. E, em seguida, empregar técnicas de revisão eficazes uma semana antes da prova.

3 – Auto teste

Depois de ter um bom domínio do assunto que estudou, uma das estratégias mais eficazes para ser eficaz na prova Enem e vestibulares é testar a si mesmo usando provas antigas.

Também provas práticas fornecidas por seu professor ou criar o seu próprio simulado. Então, se você fizer o seu próprio exercício, recomendamos fazê-lo com a ajuda de um grupo de estudos.

O desenvolvimento de um teste ou simulado prático com a ajuda de membros do grupo de estudo economizará tempo. Além disso, fornecerá uma gama maior de problemas que provavelmente aparecerão nos exercícios.

Uma parte importante do auto teste é fazer seu teste prático sob condições reais em que a prova acontecerá. Assim sendo, é como se você estivesse realizando a prova no dia. Então, isso garantirá que conhece bem os enunciados. Ademais, a matéria e dará condições suficientes de obter uma melhor nota.

Conte-nos a sua experiência…

Diante do que leu, compartilhe a sua experiência sobre o que está fazendo para melhorar o desempenho Enem e vestibulares. Ademais, se gostou do que aprendeu aqui, comente e compartilhe.

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.