Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Redação

Como escrever uma redação nota 1.000 no Enem?

Todo candidato ao Enem – Exame Nacional do Ensino Médio busca alcançar uma nota boa. Talvez, você esteja já ansioso e estudando desde agora para participar desta nova edição, o Enem 2021.

De acordo com o Inep, as inscrições iniciam em maio ou junho. Então, fique atento a publicação do edital e se prepare para realizar a prova digital e também a redação.

Pratique a escrita!

Aqui neste post, o blog Gênio do Enem abordará sobre como escrever uma redação nota 1.000 no Enem, pois ela tem um peso significativo quanto a pontuação geral do exame.

Por isso, se faz necessário investir um pouco do seu tempo em aprender e praticar a escrita. Todavia, não é qualquer redação que você escreve e será aceita pelo Inep.  

Pois, o critério da banca que executa a correção é específico, então, necessita que você conheça o seu correto funcionamento. Porém, não se preocupe! Logo, aqui você terá informações reais de como deve escrever para atingir a nota máxima!

Como escrever uma redação nota 1.000 no Enem?

Você sabia que apenas 28 estudantes obtiveram nota 1.000 na redação Enem 2020? Desse modo, sim, e isso é preocupante!

Diante de 2,7 milhões de inscritos para a realização da prova, esse total é ainda muito, mas muito pouco. Então, isso mostra um déficit grande no Brasil quanto a redigir um texto dissertativo-argumentativo, entre os jovens.

Por isso, você que deseja saber como escrever uma redação nota 1.000 no Enem precisa ler muito, estar informado quanto os principais fatos cotidianos. Além disso, é crucial a prática da escrita em casa ou na escola.

Então, sem demora, veja abaixo algumas dicas para se dar bem na redação Enem. E, com isso, alcançar essa nota tão deseja por muitos estudantes.

Pratique a redação uma vez na semana

De acordo com a estudante Adriely Dias, que foi uma das 28 que alcançou a nota 1.000 na redação Enem 2020, ela treinou ao menos 1 vez na semana.

E contou com os professores para corrigir a sua escrita, já que deve ser conforme a exigência do Inep. Então, segundo ela, a prática contribuiu sobremaneira com o resultado obtido. Então, na verdade, ela disse, que se surpreendeu com a nota.

Conheça a estrutura da redação Enem

Aqui estão apontadas algumas características de sua estrutura:

  • É um texto em prosa, ou seja, deve ser escrito de maneira corrida;
  • Deve ser defendida a sua ideia. Além disso, qualquer pensamento a respeito do tema proposto;
  • É imprescindível usar argumentos coerentes, atuais e consistentes;

Outras…

  • Apresentar fatos, histórias ou estatísticas. Com isso, solidifique o seu ponto de vista;
  • Não é permitido qualquer falta de respeito contra os direitos humanos. Ademais, gírias, ofensas ou xingamentos;
  • No mínimo, o texto deve conter 8 linhas escritas. Assim, não extrapole,pois perderá pontos;
  • Atender satisfatoriamente as 5 competências da banca julgadora. Com isso, a redação segue os critérios do edital.

Procure um profissional

Como lido, essa estrutura segue um padrão que se você seguir, sem dúvida, alcançará êxito. Sendo assim, caso precise de uma ajuda nisso, o curso Gênio da Matemática pode orientá-lo. Com isso, terá mais chance de atingir essa nota 1.000 na redação Enem.

Para isso, veja um dos seus melhores cursos online que já contribuiu na vida de centenas de estudantes. Assim, clique aqui e conheça como funciona. Para tanto, saiba dos preços, método de ensino, conteúdo programático e muito mais!

Treine, treine e treine

O segredo para se sair bem na redação Enem nota 1.000 é treinar a escrita em vários assuntos. Então, pesquise na internet ou peça orientação do seu professor quanto aos possíveis temas que poderão constar para esta edição.

Além disso, para dominar o formato da redação nota 1.000 Enem, pegue modelos de edições anteriores. Sendo assim, veja como foi redigida daqueles participantes que obtiveram essa nota máxima.

Corrija-se!

Uma maneira eficiente de melhorar a escrita é corrigir o que escreveu. Assim, você consegue medir o seu desempenho. Por isso, ao escrever a sua redação, compartilhe com alguém para que aponte possíveis erros.

E, com isso, você se corrige identificando os erros. Ademais, avança na melhoria em tornar a sua redação conforme os critérios do Inep.

Mantenha o hábito de leitura

Assim como você deve treinar a redação em diversos e diferentes assuntos para obter habilidade, a leitura também deve ser feita da mesma forma. Ademais, também aumentará o seu vocabulário.

Então, leia livros, assista seriados, fique informado ao ler jornais, noticiários, ouvindo temas polêmicos. Logo, concentre-se em temas atuais e desenvolva um senso crítico. Enfim, leia muito, muito, muito e muito.

Acredite e confie em você!

Um ponto importante é você acreditar e confiar em si mesmo. Então, se prepare continuamente e acredite no seu potencial.

Certamente, se você não alcançar a nota 1.000 na redação Enem desse ano, no próximo estará muito mais capacitado. Por fim, se esforce, se dedique e estude com garra e determinação!

Conte-nos a sua experiência!

Conte-nos a sua experiência em como escrever uma redação nota 1.000 no Enem ao comentar abaixo. Portanto, ficaremos felizes em ler o que compartilhou. Enfim, se desejar, compartilhe esse post com os seus amigos e familiares.

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.