Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Informações da Prova

Primeiro dia da prova Enem 2020 – Breve resumo!

Com abstenção um pouco acima da metade, cerca de 51,5%, o primeiro dia da prova Enem 2020 contou com 50% de candidatos presentes. Assim, saiba aqui no blog Gênio do Enem como foi esse primeiro domingo de aplicação do exame!

Leia mais: Professor Brasileiro já fez mais de 4.700 alunos aprenderem Matemática em apenas 3 meses!

Foram mais de 5 milhões de inscritos no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, embora várias alterações da data por conta da pandemia covid-19, a prova aconteceu em 17 de janeiro de 2021 (domingo).

Precisando de um curso de Matemática? Clique aqui e conheça!

Primeiro dia da prova Enem 2020 – Confira!

O primeiro dia da prova Enem 2020, o candidato teve que responder 90 questões de múltipla escolha. Sendo assim, elas foram divididas em duas áreas de conhecimento:

  • A primeira foi de 45 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, Educação Física e Artes);
  • A segunda foi de 45 questões objetivas de Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).

Redação

Além das provas objetivas, a redação contou com um tema bastante relevante para os dias atuais. Assim, muitos especialistas de educação e professores elogiaram o Enem abordar sobre saúde mental.

Desse modo, o tema foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Então, segundo Daniel Cecílio, professor e diretor do pré-vestibular Oficina do Estudante, em relação a redação comenta:

“Na redação foi tratado o tema de saúde, de saúde mental, e a nossa banca de redação considerou a coletânea muito boa, com um tema muito bem-feito. Enfim, foi um dos melhores temas e uma das melhores coletâneas dos últimos anos do Enem”.

Fonte: Brasil Escola Uol

Agora, para o primeiro dia de prova Enem 2020, ele ainda reforça que as questões seguiram a tradição. Sendo assim, houve bastante interpretação de texto, em todas as disciplinas, e isso foi muito bom.

Resumidamente, para esse primeiro domingo de prova, ainda finaliza que o Enem trouxe um nível de dificuldade médio a moderado. Logo, estava semelhante a edição anterior.

Interpretação de texto

Já Fábio Blanc, professor de gramática e interpretação de texto da oficina do estudante, diz que o Enem trouxe novidade! Assim, para esta edição 2020, o enunciado explorou o gênero jurídico, com textos relacionados ao Direito.

Também considerou a prova bem “ousada” ao trazer assuntos como igualdade, papel da mulher e questões sociais.

História

Em relação a História, o professor Rodrigo Miranda, comentou que o Enem deixou a desejar em alguns pontos, tais como:

  • A história geral, com 8 questões, foi muito mais exigida que a do Brasil, com 2 questões e, América, com 2 questões também!
  • As questões polêmicas não foram abordadas como, por exemplo, a pandemia, o racismo, o movimento de rua etc;
  • Não houve nenhuma menção há quase dois anos sobre Regime Militar.
  • Entre outros temas.

Geografia

O professor Piton ainda avalia a prova de Geografia e diz que não houve mudanças comparando com os anos anteriores. Assim, os temas foram sobre Geografia Agrária e Rural.

Também afirma que houve enunciados, principalmente, sobre apropriação do solo. Ademais, destacou que apareceu mais textos que imagens e mapas.

Em relação a avaliação de Fernando Espírito Santo, gerente de Inteligência Educacional e Avaliações do Poliedro, ele comenta que a prova contou com mais enunciados de Geografia que História.

Desse modo, ainda destaca que o tema Meio Ambiente, o qual é bastante popular, foi um dos principais assuntos exigidos no exame.

Filosofia e Sociologia

Para Silvio R. Sawaya, professor de Humanidades do Oficina, a área de Filosofia e Sociologia, o exame permaneceu no mesmo nível. Assim, ele diz:

“A prova foi bastante balanceada, seis questões de filosofia e seis de sociologia. Então nada muito além do que já foram esses últimos anos de Enem”

Fonte: Brasil Escola Uol

Gabarito oficial do primeiro dia da prova Enem 2020

A previsão da divulgação do gabarito oficial pelo Inep somente será liberada no dia 27 de janeiro de 2021.

Como lido, o primeiro dia de prova Enem 2020 trouxe uma mesma estrutura, formato nas provas com poucas diferenças dos anos anteriores. Ademais, muitos candidatos foram surpreendidos em alguns assuntos. Por fim, o tema da redação recebeu bastante elogio e um retorno positivo.

Também leia: Vídeo Aulas Enem Youtube – Venha estudar online!

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.