Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Informações da Prova

O que é o Boletim do Enem?

No Enem – Exame Nacional do Ensino Médio não existe uma “lista dos aprovados” e sim um relatório com o desempenho individual de cada candidato. Então, para que entenda o que é o boletim do Enem bem como a sua finalidade e como acessá-lo, confira aqui mais informações!

A pouco menos de 1 mês para o Enem, certamente, você está um tanto animado e estudando a todo vapor, não é verdade? Depois de um ano inteiro nessa expectativa é importante estar atento a qualquer informação a fim de não perder nenhuma etapa.

Um dos itens que você precisa saber é que para a prova Enem não há uma lista que será publicada tipo como se fosse um listão dos aprovados ou classificados. Até porque ele é um exame de desempenho de conhecimento.

Sendo assim, cada candidato é avaliado conforme a nota que tira na prova e na redação. Por isso, cada um gera um resultado diferente e com nota de avaliação.

Desse modo, a nota que você tira representa a nota que atesta o conhecimento que possui nesse período em que aprendeu os conteúdos do ensino médio.

Por essa razão também as questões que são elaboradas na prova e o tema de redação tem a ver com os assuntos em que estudou durante o período de 3 anos na escola.

Portanto, não será exigido de você nada que não tenha visto na sala de aula durante esse tempo. E, certamente, você precisa estudar esses assuntos, pois são os que constarão na prova.

Para compreender melhor, vale a pena ler abaixo algumas considerações que esse exame traz para você! Então, confira abaixo!

O que é o Boletim do Enem?

É um documento descrevendo o desempenho individual do participante do Enem em relação a prova que fez. Também demonstra o espelho da redação com a nota obtida bem como algumas considerações a respeito de sua escrita, estrutura, gramática etc.

Assim, ele é divulgado na página do participante Enem sendo de acesso único, exclusivo e intransferível. Desse modo, você acessa a sua página particular com login e senha e verifica o resultado quando a data for informada.

É imprescindível que você acesse para consultar esse dado, pois o Inep não envia qualquer resultado pelo e-mail ou outro veículo de comunicação. Por esse motivo, é de sua responsabilidade realizar essa consulta pela internet, ou seja, pela página do participante.

Informações contidas no boletim individual do Enem

Agora que você entendeu o que é o boletim do Enem chegou a hora de descobrir quais informações estão contidas nesse documento virtual. Então, abaixo estão listados os itens que você encontrará nele. Eis abaixo:

Primeiramente, você verá as notas das 5 provas Enem que fez:

  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias

  • Matemática e suas tecnologias

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias

  • Ciências Humanas e suas tecnologias

  • Redação

É fundamental ressaltar que o resultado é geral, isto é, não especifica bem as questões que você acertou ou errou. Até porque a correção que o Inep executa nas provas Enem são conforme o modelo e técnica TRI – Teoria de Resposta ao Item.

Essa técnica avalia o conhecimento do candidato. Sendo assim, o sistema traz um relatório de como você se saiu nas provas e também na redação.

Lembrando que esse resultado ocorre, primeiramente, para as provas e, mais adiante, é publicado o espelho da redação. Também é fundamental alertar que os que se encaixam como treineiro terão o resultado divulgado muito depois.

A prioridade é para os participantes que tentarão ingressar numa universidade com essa nota Enem. E, por isso, a divulgação do resultado ocorre primeiro para eles.

Como acessar o boletim do Enem?

Após você saber do resultado, então, deverá acessar o seu boletim do Enem que já estará disponível em sua página do participante. Para isso, faça o seguinte:

  • Acesse o sistema ao clicar em Página do Participante Enem

  • Depois, responda ao desafio clicando na figura solicitada

  • Logo após isso, insira o seu CPF no campo correspondente

  • Em seguida, clique em Boletim de desempenho individual do Enem

  • Veja o documento e, se quiser, imprima!

CURSO ONLINE GÊNIO DA MATEMÁTICA 

Mediante a consulta desse boletim do Enem você pode verificar a possibilidade de usar essa nota para ingressar num dos programas do governo. Desse modo, eis abaixo quais são eles:

  1. Sisu – Sistema de Seleção Unificada

  2. ProUni – Universidade para Todos

  3. Fies – Fundo de Financiamento Estudantil

  4. IES Portugal – Instituto de Ensino Superior

Para cada programa existe um critério, regra que deve ser seguida e cumprida. Para te ajudar a saber de como cada um funciona, leia o nosso conteúdo Como posso usar a minha nota do Enem? E fique informado!

E, então? Gostou de saber dessas informações? Comente e compartilhe!

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.