Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Informações da Prova

Enem Digital 2020 – Como será?

Já confirmado pelo MEC – Ministério da Educação, o Enem Digital 2020 acontecerá nos dias 11 e 18 de outubro. Porém, em apenas 15 capitais para 50 mil estudantes. Saiba como será a prova e novidades para esse ano!

Será que você está preparado para enfrentar o novo formato do Enem? De acordo com especialistas, ele trará muitos benefícios como a inovação para a educação no país. No entanto, ainda pode surgir alguns problemas por ser algo novo.

O Enem Digital 2020 já será implantado nesse ano. E a participação dos candidatos será fundamental para que a experiência nesse formato seja a melhor possível. Então, por ser um projeto-piloto, pode acontecer alguns errinhos, mas nada preocupante, pois ninguém será prejudicado.

A ideia dos idealizadores, MEC e INEP, é que a prova impressa deixe de existir aos poucos. E, assim, até 2026 toda prova Enem seja em formato digital realizada por meio de computadores. Além disso, o objetivo é que ela seja feita várias vezes ao ano, e não apenas uma vez.

Como diz Alexandre Lopes, presidente do INEP: “A ideia é fazer vários Enems ao longo do ano, por agendamento”. Então, certamente, será uma das melhores maneiras de agilizar o processo de ingresso a uma instituição de ensino superior. E também tirar as aglomerações que ocorrem.

E você deseja se preparar para fazer essa prova, então, conheça o curso Gênio da Matemática! Assim, ele é um portal de ensino incrível, em formato EAD – Educação à distância. E também traz conteúdos direcionados para quem deseja tirar uma nota alta.

Para conhecer toda a estrutura, conteúdo programático, bônus adquiridos etc, clique aqui! Então, caso queira dicas de estudos, clique aqui e leia os posts.

Como será o Enem Digital 2020?

Para esse ano de 2020, o Enem Digital acontecerá como um projeto-piloto. Assim, estará disponível em apenas 15 capitais, para 50 mil estudantes. Desse modo, esse novo modelo garante maior interação do candidato, pois as questões terão jogos, vídeos, infográficos etc para responderem.

A aplicação da prova digital Enem será feita por uma empresa terceirizada. E, com isso, ela será responsável por organizar as salas, preparar os computadores e fiscalizar durante todo o tempo da prova.

Algumas características de como será o Enem Digital 2020:

  • A prova será aplicada em duas versões ainda: prova regular, tradicional, em formato impresso, nos dias 01 e 08 de novembro; prova digital, nos dias 11 e 18 de outubro. Sendo assim, sempre serão realizadas as provas no domingo como tem sido a tempos.
  • Quem escolherá fazer a prova digital é o próprio candidato, no ato da inscrição, até completar o total de 50 mil
  • A partir de 2026, as provas do Enem serão 100% digitais e virtuais. Mas, é apenas uma previsão
  • A capitais contempladas como esse novo formato serão: Manaus/AM, São Paulo/SP, Campo Grande/MS, João Pessoa/PB, Florianópolis/SC, Belo Horizonte/MG. Além dessas, ainda Goiânia/GO, Cuiabá/MT, Belém/PA, Brasília/DF, Recife/PE, Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ e Salvador/BA
  • O valor da inscrição será igual para todos os formatos. Então, não haverá diferença
  • A redação também será em formato digital. Por isso, é recomendável começar a treinar em casa
  • A prova será aplicada em locais determinados pelo Inep, com computadores e equipamentos específicos

Dicas para se dar bem no Enem Digital 2020

Para você não se desesperar, aqui estão algumas dicas para se dar bem nessa prova digital!

  • Escolha o fomato digital apenas se você tem familiaridade e gosta do mundo da inovação. Então, pode ser difícil responder questões pelo computador, para muitos candidatos. Por isso, é preciso ter experiência e uso contínuo para que realize a prova com segurança. Por fim, se quiser treinar, faça simulados online, pois o ajudará a pegar engajamento
  • Caso participe do Enem Digital, saiba que ele está em fase de Teste. Então, qualquer falha que ocorrer, deve ser comunicado aos responsáveis. Portanto, fique esperto quanto a isso!
  • Se você se sente inseguro, então, opte pela prova tradicional, a mão

Que tal? Gostou de saber dessas informações? Comente e compartilhe!

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.