468×60

Livro de Teoria e Exercícios com Gabarito de Matemática

Informações da Prova

Como calcular a nota do Enem?

COMO CALCULAR A NOTA DO ENEM

COMO CALCULAR A NOTA DO ENEM

A nota do Enem pode ser usada no ProUni, Sisu, Fies e Instituições de ensino portuguesas. Assim, você pode ingressar conforme critério de cada um desses programas. Para ser bem sucedido na seleção, aprenda como calcular a nota do Enem e saia na frente dos demais candidatos!

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio se tornou um dos exames mais concorridos do ano. Também não é para menos porque o ingresso ao curso superior de interesse pode ser feito mediante a nota atingida nas provas.

Assim, todo estudante que termina o ensino médio já se inscreve ao Enem a fim de obter sucesso na seleção. Para o ano de 2019, foram mais de 6 milhões inscritos que irão realizar as provas e a redação, de acordo com o G1.

Desse modo, se você quer obter aprovação no ProUni, Sisu, Fies ou em uma das faculdades portuguesas, então, é bom atingir uma excelente pontuação. Isso porque o cálculo da nota Enem considera os acertos, mas também avalia os erros nas questões.

E se você não sabe mais o que fazer com os assuntos de matemática e português e precisa de uma ajudinha, então, conheça o curso Gênio da Matemática. Nesse curso você aprenderá todos os conteúdos e dicas para acertar as questões por meio de técnicas eficazes. Clique aqui e confira!

Acertar muitas questões não garante alta pontuação!

Então, é preciso que conheça como calcular a nota do Enem a fim de não se frustrar e nem desanimar quando o resultado estiver disponível. A maioria dos candidatos imagina que, por ter acertado muitas questões, isso garantirá uma pontuação elevada. Porém, não é o que acontece.

Embora você acerte um número grande de perguntas, pode ser que sua pontuação não seja igual. Assim, o Inep – Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira, órgão responsável pelo exame, usa como critério uma fórmula que se chama TRI – Teoria de Resposta ao Item.

Se você não sabe o que é TRI, então, leia abaixo e descubra tudo sobre como calcular a nota do Enem! Confira abaixo!

Como calcular a nota do Enem – O que é levado em conta?

Muitos estudantes ficam confusos quanto a saber como calcular a nota do Enem. Muitos até ficam animados na hora que pegam o gabarito e conferem acertos em suas questões. No entanto, não basta apenas acertar as perguntas.

Sendo assim, é necessário que você também considere as questões em que errou, pois elas também contam para a pontuação final. Todas as questões possuem níveis de aprendizado. Umas são fáceis, outras mais moderadas e outras são mais difíceis.

E esse equilíbrio e distribuição é de propósito, pois o Inep quer avaliar se o aluno realmente sabe sobre o conteúdo abordado. Também tem o objetivo de evitar chutes, por esse motivo, a coerência nas respostas é analisada pelo sistema.

Um exemplo para você compreender melhor é:

Caso erre uma questão fácil e acerte uma difícil, então, supõe-se que há dúvida na capacidade de compreensão do assunto. Pois, de acordo com a TRI, você não deveria errar uma questão fácil.

TÉCNICAS E DICAS DE ESTUDOS

Se você é capaz de acertar uma fácil, então, será capaz também de acertar uma difícil. E é esse princípio que deve ocorrer em todas as questões respondidas pelos candidatos. É coerente e sensato!

Então, quer saber o que é TRI e como funciona? Leia neste próximo tópico!

O que é TRI e como funciona?

Uma pergunta comum entre os candidatos do Enem é: “Acertei ou errei menos questões que o meu colega e porque a nota dele é superior a minha?” Quem explica esse fenômeno é a TRI – Teoria de Resposta ao Item.

Ela é um método de cálculo que visa descobrir a coerência nas respostas, tanto as que você acertou como as que errou. Assim, o sistema rastreia conforme o bom senso em suas respostas para avaliar a sua proficiência.

Devido a sua complexidade, o resultado demora um pouco. Por isso, por mais que o gabarito seja divulgado, essa avaliação leva mais tempo para ser publicada.

De acordo com o site do Enem para você saber como calcular a nota do Enem é importante que:

A coerência pedagógica esperada é que você acerte as questões que estão abaixo de sua proficiência. Se a sua proficiência é alta, então, a probabilidade de acertar as questões fáceis seria grande. Todavia, se você errou questões fáceis, supõe-se que a sua proficiência não é alta.

E é essa metodologia que a TRI utiliza para calcular a nota do Enem.

Todas as perguntas possuem um grau de dificuldade. Por isso, elas são distribuídas inteligentemente por todo o caderno. O sistema TRI trabalha com algoritmos e se ele identificar que houve chute, então, a nota terá uma baixa.

Uma boa dica para você é tentar acertar o maior número de questões fáceis, pois assim o sistema identificará que você teve coerências nas respostas.

Como calcular a nota do Enem? Simulador!

Existem programas criados para ajudar os candidatos a calcularem as suas notas Enem. É um simulador que verifica e rastreia como se fosse o próprio sistema do Enem. No entanto, vale ressaltar que é apenas um simulador, e não o resultado real.

É importante que você aguarde o resultado final a fim de realmente obter uma resposta concreta quanto a sua pontuação nas provas.

Esse recurso se chama Radar Enem e verifica a sua nota considerando as edições anteriores do exame. Quer ver como saber a sua nota? Então, siga abaixo estes passos:

  • Clique em Simulador Radar Enem

  • Faça o seu cadastro gratuitamente

  • Insira a quantidade de acertos que obteve em cada área de conhecimento

  • Verifique a nota que obteve

Pronto! Após isso, é exibida a sua nota por cada área e você fica sabendo da pontuação das provas!

Gostou desse conteúdo, então, comente e compartilhe!

960x171-anuncio-blog-genio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.